24/06/2020 as 17:29

ARACAJU

Prefeitura anuncia atividades que poderão ser retomadas a partir de segunda

Pacote de medidas também mantém a suspensão das aulas em toda a rede de ensino

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

 

A Prefeitura de Aracaju estabeleceu, na manhã desta quarta-feira, 24, as novas medidas para o enfrentamento ao coronavírus na capital. O novo decreto, definido em mais uma reunião entre o prefeito Edvaldo Nogueira e os membros do Comitê de Operações Emergenciais (COE), mantém as determinações para o distanciamento social, ao mesmo tempo em que se adequa ao plano de retomada econômica, estabelecido pelo Governo do Estado, e cuja primeira fase se inicia na segunda-feira, 29.

Continua em vigor a suspensão do funcionamento de academias, teatros, cinemas, shoppings centers, casa de shows, bares, assim como a realização de eventos e atividades em parques, praias e demais áreas de lazer da cidade.

O pacote de medidas também mantém o uso obrigatório de máscaras pela população em locais públicos, a redução da frota do transporte público e a suspensão das aulas em toda a rede de ensino, até o dia 30 de junho.

A frota de transporte público coletivo será regulamentada pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), para atender a nova demanda de passageiros.

Nesta primeira fase de flexibilização, definida como ‘bandeira laranja’, em conformidade com o decreto estadual, estão autorizados a retornar às atividades, a partir de 29 de junho:

1) escritórios de prestadores de serviços e serviços em geral (publicidade e agências de viagem, entre outros);

2)clínicas e consultórios de odontologia, fisioterapia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional e podologia;

3)operadores turísticos;

4)atividades de treinamento de desporto profissional;

5)Alguns setores do comércio (cosméticos, perfumaria e higiene pessoal, material de escritório e papelaria);

6)Estacionamentos privados 

Todos os estabelecimentos deverão funcionar em horário especial, das 9h às 16h.

“Discutimos mais uma vez o processo de reabertura da economia em nossa cidade, com base no decreto que foi emitido pelo Governo do Estado. Compatibilizando as determinações, estabelecemos que, a partir do dia 29, mais uma parcela dos setores poderão retornar às atividades, adotando todas as medidas de segurança e em horário diferenciado, das 9h às 16h. Todas as decisões foram adotadas com base na ciência, em estudos, e este é mais um passo dentro do processo lento e gradual de retomada da economia”, destacou Edvaldo Nogueira.

Igrejas e salões de beleza

Já a reabertura de barbearias, salões de beleza e templos religiosos, com 30% da capacidade, será reavaliada no próximo dia 30 pelo governo estadual, em virtude da baixa adesão ao isolamento social (atualmente em 39,7%), dos índices elevados de casos confirmados de covid-19 e de ocupação dos leitos de retaguarda e UTI’s.

“Em Aracaju, pelo decreto estadual, alguns setores continuarão fechados, em virtude do crescimento de casos, da ocupação dos leitos de UTI, que estão em 67% na rede pública e 112% na rede privada, e também pelo baixo índice de isolamento na cidade. No próximo dia 30, haverá mais uma reunião e, com base em uma nova avaliação, será definido se esses outros setores poderão ou não retomar as atividades. Além disso, também autorizamos a reabertura dos estacionamentos privados ”, explicou o gestor.

Desde o último dia 18 já estavam autorizados a funcionar escritórios de engenharia e arquitetura, concessionárias de veículos, imobiliárias, comércio de eletrodomésticos, eletrônicos, comunicação, informática, equipamentos de áudio e vídeo, além de lojas de móveis e colchões.

Apoio da população

Edvaldo voltou a pedir o apoio e compreensão da população nesta nova etapa de enfrentamento ao coronavírus.

“Tenho convicção de que estamos no caminho certo. Temos adotado todas as medidas com base em estudos científicos e isso nos possibilita avançar nesse processo. Mas é preciso destacar que, agora, mais do que nunca, precisamos contar com o apoio da população, que precisa compreender a importância do seu papel, a sua responsabilidade. Peço aos aracajuanos que não saiam de casa se não for necessário, que continuem usando máscaras, tomando os cuidados necessários”, afirmou.

| Foto: Ana Lícia Menezes/PMA