31/07/2020 as 10:47

RETOMADA ECONÔMICA

Belivaldo anuncia abertura de templos e quer multa para quem não usar máscara

Abertura de shoppings será discutida na terça e frota de ônibus nas ruas deve aumentar

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Belivaldo anuncia abertura de templos e quer multa para quem não usar máscaraDivulgação

O governador Belivaldo Chagas (PSD) anunciou em entrevista coletiva realizada no final da tarde de ontem a reabertura dos templos religiosos, dentro do novo Plano de Retomada da Economia, publicado pelo Governo do Estado. Ele também listou os setores cujas atividades estão autorizadas a serem reiniciadas a partir de hoje. Por fim, Belivaldo informou que na próxima terça-feira haverá reunião com os comitês científicos, para discutir a reabertura dos shoppings centers, e pediu auxílio aos deputados para aprovação do projeto que prevê multa para quem não usar máscara e para estabelecimentos que descumpram as normas previstas nos decretos.

Em relação aos templos religiosos, eles poderão funcionar em todo o Estado, às terças, quintas, sábados e domingos, com lotação de no máximo 30% da sua capacidade – seguindo os mesmos protocolos sanitários previstos desde o decreto anterior.

Durante sua fala, o governador destacou que a liberação de novos setores já coloca em atividade cerca de 190 mil trabalhadores formais. Estão liberados para funcionamento a partir de hoje comércio de cosméticos, artigos de perfumaria e higiene pessoal; livraria, comércio de artigos de escritório e papelaria; comércio de calçados; comércio de artigos de cama, mesa e banho; armarinhos; comércio de embalagens; comércio de tecidos; comércio de artigos de joalheria; e comércio de artigos esportivos; além de comércio de brinquedos e artigos recreativos.

Projeto na Alese

O governador enfatizou que vai solicitar do presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo (MDB), a votação do projeto enviado pelo Governo do Estado que estabelece multa para quem não utilizar máscaras ou descumprir outros itens dos decretos estaduais – e para estabelecimentos comerciais que não implementem as normas sanitárias estabelecidas.

“Faço isso em nome da retomada da economia e da proteção à vida. Se querem que a gente retorne à normalidade, vamos fazer isso. Afinal de contas, são quatro meses de sofrimento para todos, não é fácil ter comércio parado por quatro meses. Uso da máscara é obrigatório, vai continuar sendo e vamos estabelecer multa para quem não usar. Em relação ao comércio, vai ter punição para quem não cumprir determinações. Isso é para que haja respeito às determinações governamentais, que têm como objetivo de atender a todos”, falou Belivaldo.

Ele ainda avaliou que uma legislação teria mais caráter educativo do que propriamente punitivo – e que não há intenção alguma de utilizá-la para aumentar a arrecadação. “Meia dúzia de fiscais do Procon não vão conseguir fiscalizar o Estado inteiro. Então, essas medidas possuem mais um caráter pedagógico, para que as pessoas cumpram”, explicou o governador, ressaltando que, ainda assim, pretende apertar a fiscalização.

Shoppings

Chagas frisou que há uma grande preocupação do governo em relação à abertura ou não dos shoppings centers e lembrou que o governo recebeu os empresários esta semana, quando eles apresentaram protocolos, que estão sendo avaliados. “Assumimos o compromisso de até terça estarmos nos reunindo para deliberar sobre a abertura dos shoppings. Não é simples como parece, há, por exemplo, a questão da gente liberar shopping e o mesmo tipo de atividade constante do shopping estar fechada na região externa, por exemplo. Mas vamos continuar analisando e estudando”, falou Belivaldo.

Ônibus

Belivaldo também informou que pretende dialogar com prefeito de Aracaju, no sentido de solicitar de Edvaldo Nogueira o aumento na frota de ônibus da capital, para que saia dos atuais 70% para 80% - sendo que em caso de abertura dos shoppings o governo vai solicitar que 100% da frota do transporte coletivo esteja nas ruas.

Em discussão

Outros seguimentos que têm cobrado o governo sobre a possibilidade de reabertura são as academias, clubes sociais e o setor de educação. Ele lembrou que eles estão incluídos na terceira fase do novo plano e que o governo continuará discutindo com os representantes destes segmentos e comitês científicos.

|Por Max Augusto/Da Equipe JC

||Foto: Divulgação