26/08/2020 as 08:01

ARACAJU

Edvaldo anuncia elaboração de plano de apoio à economia

Edvaldo destacou que, durante o período da pandemia, a prefeitura deu sua contribuição para que a economia girasse, com a manutenção dos salários em dia

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O prefeito Edvaldo Nogueira afirmou, nesta terça-feira, 25, que a Prefeitura de Aracaju elaborará um plano de apoio à economia na capital no período pós-pandemia. Em entrevista à Rádio Fan FM, ele fez um balanço das ações desenvolvidas pela administração no enfrentamento ao coronavírus, ressaltou a importância dos investimentos públicos municipais na economia da cidade e rebateu as críticas feitas pela oposição sobre a atuação dele na pandemia. “A oposição fez aquilo que sabe fazer: falar, sem fundamento, sem competência e de maneira atabalhoada”, disse.

De acordo com Edvaldo, a Secretaria Municipal da Fazenda já está “preparando um estudo no sentido de contribuir para que a nossa economia melhore” e reforçou que os setores empresariais serão chamados a contribuir com o plano. “Discutiremos com os entes, com os representantes dos setores empresariais e buscaremos as soluções necessárias. Faremos um esforço conjunto, com a participação da iniciativa privada, sociedade civil, governos estadual e federal, todos juntos. Estamos empenhados e vamos conseguir”, afirmou.

Edvaldo destacou que, durante o período da pandemia, a prefeitura deu sua contribuição para que a economia girasse, com a manutenção dos salários em dia, dos contratos com os prestadores de serviços e com a continuidade das obras públicas, “para as quais destinamos mais de R$ 100 milhões nos últimos seis meses, gerando emprego e renda”. Ainda sobre os aspectos econômicos, o gestor municipal explicou de que maneira a prefeitura realocou os recursos municipais para suprir o aumento dos custos na Saúde do município. “O que economizamos em algumas atividades, com a diminuição de gastos de energia, por exemplo, em setores públicos que ficaram paralisados por causa da pandemia, entre outros, colocamos na Saúde, uma vez que os gastos no setor quase quadruplicaram. Recebemos recursos do Governo Federal, mas também colocamos recursos próprios, cerca de R$ 11 milhões de investimentos. O que economizamos de um lado, aplicamos do outro para poder garantir atendimento a todos aqueles que necessitam”, detalhou.

Sem fundamento Durante a entrevista, Edvaldo também rebateu as críticas feitas pela oposição à atuação da prefeitura no combate ao coronavírus e as definiu como “críticas sem fundamento, de quem só sabe falar”. “A oposição fez aquilo que sabe fazer: falar, sem fundamento, sem competência e de maneira atabalhoada. Primeiramente porque disseram que não concedemos ajuda à população. Entregar kits de alimentação para 32 mil alunos, em uma ação inédita, não é ajudar? Distribuir cerca de cinco mil cestas para quem precisa não é ajudar? Retirar mais de mil famílias de uma ocupação e realocá-las em casas alugadas, pela própria prefeitura, não é ajudar? Todas essas ações e muitas outras foram feitas”, elencou. Panorama das ações Ainda na entrevista, Edvaldo expôs o planejamento da administração nos últimos meses para conter os avanços da pandemia na capital sergipana e o apontou como fator preponderante para os resultados obtidos. “Todas as medidas fundamentais para garantir o distanciamento social, para que as pessoas fossem bem tratadas nas unidades de saúde e para conter os avanços da pandemia foram adotadas. Com base em estudos técnicos, com embasamentos científicos e com o Plano de Contingência, fomos tomando decisões importantes e que hoje refletem diretamente nos resultados positivos que tivemos”, afirmou.

O prefeito chamou a atenção para o fato de que, “diferentemente de outras cidades do país, em Aracaju não houve desassistência”. “Além de trabalharmos para estruturar a rede municipal de Saúde, com leitos de retaguarda para baixa e média complexidade, atuamos em parceria com o Governo do Estado para garantir os leitos de UTI. Ao mesmo tempo, trabalhamos no incentivo às pessoas, para que elas respeitassem o distanciamento, usassem máscaras e adotassem medidas de higiene”, disse. Ele destacou que, assim como ocorre em outras cidades do país, o índice de contaminação pelo coronavírus entrou em desaceleração na capital sergipana, mas alertou que os cuidados devem ser mantidos. “A batalha contra o vírus continua, especialmente porque ele é traiçoeiro e ainda pouco conhecido por todos. É importante que a população evite aglomerações e que tenha consciência. Não é o momento de baixar a guarda.

Estamos dando passos importantes no Plano de Retomada Econômica, estamos, no momento, na fase amarela e caminhamos para entrar na fase verde, mas, ainda assim, é preciso cautela. O uso de máscaras em locais públicos continua sendo fundamental, assim como também a manutenção das medidas de higiene”, ponderou. Edvaldo ressaltou ainda que, mesmo a cidade caminhando para a fase verde do plano de retomada das atividades, eventos de grande porte e que gerem aglomerações deverão permanecer suspensos na cidade, a exemplo do Réveillon na Orla da Atalaia, que não será realizado neste ano. “A retomada tem sido gradual e cuidadosa. O comércio, que foi extremamente afetado, já está voltando, discutiremos como será a retomada de eventos de menor porte, mas as grandes aglomerações, os grandes eventos, como o Réveillon, só deverão acontecer com a vacina. As medidas devem ser tomadas de maneira estratégica para que uma segunda onda de contaminação seja evitada”, alertou.