15/09/2020 as 08:35

ELEIÇÕES 2020

11 candidatos devem disputar a prefeitura da capital de SE

Oito nomes já estavam confirmados ontem e mais dois passam hoje pelas convenções

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Até o momento, oito nomes já estão confirmados em convenções partidárias para disputar a Prefeitura de Aracaju nas eleições deste ano, são eles: Danielle Garcia (Cidadania), Gilvani Santos (PSTU), Almeida Lima (PRTB), Paulo Márcio (DC), Edvaldo Nogueira (PDT), Lúcio Flávio (Avante), Alexis Pedrão (Psol) e Juraci Nunes (PMB). Rodrigo Valadares (PTB) estava com convenção agendada para a noite de ontem (o resultado não foi finalizado até o fechamento desta matéria) e hoje pela manhã deverão ser homologados Georlize Teles (DEM) e Márcio Macedo (PT). Desde o dia 31 de agosto, os partidos começaram a manifestar a realização das convenções partidárias, conforme autoriza a legislação publicada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O pontapé para a confirmação dos nomes foi dado pelo PSTU, que confirmou Gilvani Santos e Waltemir Augusto para a disputa da vaga da prefeitura e vice de Aracaju. Após, vieram os partidos que selaram a união e homologaram os nomes da delegada Danielle Garcia, do Cidadania, e de Valadares Filho, do PSB, para as eleições. A chapa majoritária foi formada depois de uma longa conversa entre os dirigentes que, inclusive, provocou o distanciamento de demais siglas que queriam fazer oposição à atual gestão – a exemplo do DEM, que poderá registrar uma composição de própria. Logo em seguida, na última semana, mais convenções ratificaram candidatos.

O PRTB apontou Almeida Lima e Luiz Eduardo Prado como candidatos preparados para disputar a eleição em Aracaju. O partido DC apostou no delegado Paulo Márcio e Simone Vieira como opção para próxima gestão da administração municipal. No final de semana foi a vez de Edvaldo Nogueira ter o nome confirmado pelo PDT para a reeleição. Junto com ele, a sigla definiu com PSD a delegada Katarina Feitoza como ideal para disputar a vaga da vice-prefeitura da capital sergipana.

A chapa formada recebeu apoio de partidos que sinalizam a vontade da continuação da atual gestão. Na manhã desta segunda-feira, 14, o Partido da Mulher Brasileira (PMB) realizou a convenção para concretizar a candidatura de Juraci Nunes a prefeito da capital sergipana. Compondo a chapa, como candidata a vice-prefeita, está Alda, uma grande liderança do Santa Maria e uma grande mulher. “O Santa Maria é um dos bairros mais carentes de Aracaju e que terá toda nossa atenção.

Através desta convenção, o bairro ganhou uma forte representante”, destacou Juraci. Direita Ainda nesse mesmo período, o Avante homologou o empresário Lúcio Flávio e Davi Lima Valente Calazans para a chapa que vai encarar o pleito na Prefeitura de Aracaju. Os candidatos formam o grupo considerado como de direita sergipana e que, segundo afirmam, vem recebendo a sinalização de representantes do governo Bolsonaro. Esquerda O Psol, da esquerda sergipana, colocou os nomes de Alexis Pedrão e Carol Quintiliano confirmados para disputar o comando da administração municipal nas eleições deste ano. Vale relembrar que no início do ano o delegado Mário Leony estava cotado ao pleito pela legenda. Mais convenções Hoje está programado para ocorrer a convenção partidária do DEM.

Para o JORNAL DA CIDADE, a delegada Georlize Teles informou que, até o fechamento desta matéria, a vaga da vice-prefeitura ainda não estava definida. Na reunião do partido para homologar os candidatos, que acontecerá das 9h às 17h, o nome para compor a chapa será oficialmente revelado. Amanhã, dia 16, quando termina o prazo legal do TSE, será a convenção do PT. O nome de Márcio Macedo já está apontado para disputar a vaga de prefeito. Mas, assim como o DEM, deverá consolidar oficialmente o vice na reunião programada para ocorrer de 9h às 17h. A sigla, que estava no grupo de Edvaldo Nogueira até início deste ano, preferiu romper alianças e seguir a carreira solo numa forma de tentar conquistar a prefeitura da capital na eleição deste ano como já ocorrera no passado.