12/11/2020 as 08:27

ELEIÇÕES 2020

TRE vai avaliar presença de tropas federais em 9 municípios de Sergipe

Situação é tensa em algumas cidades, que aguardam julgamento dos pedidos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Os juízes eleitorais solicitaram a presença de tropas federais para reforçar a segurança em dez municípios sergipanos, durante a eleição municipal, que acontece no próximo fim de semana. A situação é tensa em diversas cidades e há muitos relatos de acirramento excessivo, que geram preocupações. As solicitações aguardam o julgamento do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE).

Confira os municípios que aguardam a decisão do TRE e podem contar com a presença das tropas federais no dia do pleito: Capela; Campo do Brito; Canindé do São Francisco; Frei Paulo; Macambira; Poço Redondo; Salgado e São Domingos.

O JORNAL DA CIDADE apurou que no caso de Salgado o Ministério Público emitiu um parecer pelo indeferimento do reforço na segurança – ainda assim o caso aguatr. Já em Nossa Senhora do Socorro o próprio juiz eleitoral, que havia feito a solicitação, desistiu do pedido.

11 estados

O portal Poder 360 divulgou ontem que o Tribunal Superior Eleitoral aprovou o envio de tropas federais para onze estados brasileiros – tendo aprovado ontem novas solicitações ontem. Até o fechamento da reportagem o Tribunal havia ap´rovado o envio de soldados das Forças Armadas para cerca de 600 localidades de Amazonas, Pará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Acre, Tocantins e Alagoas.

Ceará, o Tocantins e o Piauí foram os primeiros Estados que tiveram o envio de tropas aprovado. Os pedidos haviam sido realizados pelos TREs e os locais que vão receber as tropas possuem histórico de conflitos durante as eleições, além de baixo efetivo de policiais militares. O site informa ainda que a decisão do TSE será encaminhada ao Ministério da Defesa, responsável pelas ações desenvolvidas pelas Forças Armadas.

Nas eleições gerais de 2018, o TSE autorizou o envio de tropas para 510 municípios em 11 Estados. Nas eleições municipais de 2016, foram 467 municípios de 14 Estados.

|Reportagem: Max Augusto 

||Foto:Divulgação