24/11/2020 as 08:34

ELEIÇÕES

14 mulheres vão comandar prefeituras em Sergipe

Eleição deste ano gerou aumento da participação feminina nos cargos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Dos 74 prefeitos eleitos no primeiro turno da eleição deste ano, 14 são mulheres que irão assumir a próxima gestão como prefeitas. Apesar da quantidade ainda não ser significativa em relação aos homens, se comparado ao último pleito de 2016, Sergipe aponta sim um acréscimo de representação feminina no comando da chefia do Poder Executivo dos respectivos municípios. 

De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para as eleições deste ano foram registradas 257 candidaturas para os cargos de prefeitos nos 75 municípios sergipanos – sendo 45 pedidos feitos por mulheres. Conforme o resultado do pleito, apenas 14 conseguiram o comando para a próxima gestão (de 2021 a 2024). Segundo o levantamento feito pelo JORNAL DA CIDADE, na próxima gestão, alguns municípios permanecerão com o comando feminino.

                

No caso de Capela, Japaratuba, Lagarto, Monte Alegre e Riachão do Dantas, as prefeitas conseguiram a reeleição. Enquanto que em Gararu, Nossa Senhora Aparecida e Pedrinhas, a prefeitura mudará apenas de pessoa, mas a chefia segue sendo feita por uma mulher. Já em Carmópolis, Cedro de São João, Divina Pastora, Nossa Senhora da Glória, Pacatuba e São Francisco, o eleitorado dos municípios escolheram pela liderança do gênero feminino para a administração municipal.

                          

No pleito passado Ainda conforme a pesquisa do JC, o número de eleitas na última eleição, em 2016, ainda foi um pouco menor. Até o fim de dezembro deste ano, Sergipe conta só com dez prefeitas – sendo em Capela, Gararu, Japaratuba, Lagarto, Malhador, Monte Alegre, Nossa Senhora Aparecida, Pedrinhas, Riachuelo e Riachão do Dantas. Segundo turno Vale ressaltar que, na capital, há ainda a disputa no segundo turno – agendado para acontecer no dia 28 de novembro. A campanha eleitoral está na reta final e conta com a candidata Delegada Danielle (Cidadania) e o candidato Edvaldo (PDT).