01/12/2020 as 08:09

EX-GOVERNADOR

Cinzas de João Alves Filho chegaram ontem a Aracaju

Restos mortais foram recebidos com honras militares no aeroporto da capital

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A urna com as cinzas do corpo do ex-governador João Alves Filho (DEM) desembarcou ontem na capital. Para prestar as últimas homenagens ao ex-governador, ex-ministro e ex-prefeito de Aracaju, seus restos mortais foram recebidos no aeroporto de Aracaju com honras militares. Logo após, um cortejo fúnebre em carro aberto do Corpo de Bombeiros foi feito, passando pelas principais avenidas e obras realizadas pelo gestor na administração pública.

De acordo com a assessoria da senadora Maria do Carmo (DEM), o cortejo fúnebre foi elaborado para que a população pudesse se despedir de João Alves. Logo na chegada ao aeroporto, por volta das 12h, a urna foi levada para área externa, onde a Guarda de Honra, formada por cadetes e integrantes da cavalaria e choque da Polícia Militar, realizou a recepção das cinzas. Em seguida, a urna foi encaminhada para o carro com destino às principais vias da capital.

A primeira parte foi a passagem pelas avenidas Senador Júlio César Leite, Hildete Falcão, José Carlos Silva, Antônio Alves, Rotary e Santos Dumont. Na avenida Santos Dumont, o cortejo foi feito em toda a extensão da Orla da Atalaia – uma das principais obras de João Alves Filho, que contribuíram diretamente para o desenvolvimento do turismo de Aracaju e Sergipe, de uma forma geral. Logo após, o carro seguiu para as avenidas Beira Mar, Tancredo Neves, Oviedo Teixeira, Silvio Teixeira, Adélia Franco, Humberto Porto, Luciano Monteiro Sobral (igreja católica), Luciano Monteiro Sobral, Adélia Franco e Avenida Silvio Teixeira. Por fim, em direção à Ponte Aracaju / Barra dos Coqueiros – outra obra estruturante realizada durante a gestão de João Alves.

O cortejo seguiu pelas avenidas Beira Mar/Otoniel Dórea/João Rodrigues/Simeão Sobral/ ponte Aracaju/Barra, retorno no trevo da Barra dos Coqueiros, mercados, avenida Beira Mar, Palácio Museu Olímpio Campos, entrada pela praça Fausto Cardoso. No Palácio Chegando ao Palácio Museu Olímpio Campos, por volta das 14h, a urna com as cinzas do corpo de João Alves ficou exposta para visitação, despedidas e homenagens da família, de autoridades e amigos.

A visitação foi pública e teve o disciplinamento do acesso em virtude da pandemia – os visitantes foram orientados a circular a urna e deixarem o ambiente. Ato religioso Já por volta das 17h, um outro cortejo foi feito em direção à Igreja Nossa Senhora Rainha do Mundo, localizada no conjunto Médici. Na celebração religiosa, o arcebispo da Arquidiocese de Aracaju, Dom João José da Costa celebrou a Missa da Esperança, pelo 7º dia da morte de João Alves Filho. Após a missa, ao final das homenagens, a urna será entregue a família e encerrada a programação.

Foto: Ana Lícia Menezes