27/01/2021 as 09:48

SAÚDE

Deputados pedem comprovação de manutenção na radioterapia

Parlamentares receberam denúncias de que aparelho estava quebrado

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em Sergipe, parlamentares do Cidadania cobram da Secretaria Estadual da Saúde alguma documentação que comprove a manutenção do aparelho de radioterapia, localizado no setor de Oncologia do Hospital de Urgência João Alves Filho. A fiscalização ocorreu ontem, após denúncias de que o aparelho estaria quebrado novamente.

A ação, composta pelos membros do gabinete compartilhado do Cidadania – dos deputados estaduais Kitty Lima, Dr. Samuel Carvalho, Georgeo Passos; dos vereadores Sheyla Galba e Ricardo Marques; e do senador Alessandro Viera –, foi motivada pela demanda de pacientes oncológicos que tiveram que parar o tratamento em virtude da inoperância do aparelho de radioterapia.

Segundo a deputada Kitty Lima, líder da oposição na Assembleia, a máquina ficou parada por uns 12 dias. “A gente sabe que não é a primeira vez. A explicação de uma máquina que é basicamente nova de dois a três anos no máximo de comprada... E já quebrar dessa forma? Então, é o quê? Não está tendo manutenção?”, questionou, contando que um ofício será encaminhado para a Secretaria da Saúde pedindo esclarecimentos. Está funcionando Apesar da denúncia da inoperância, Kitty informou que o aparelho foi consertado e voltou a funcionar ontem, horas antes da fiscalização do gabinete iniciar. “Mas a gente vai estar oficiando para pedir as documentações necessárias, manutenção se faz ou não, se é só chamado o profissional quando quebra.

A gente precisa de um trabalho preventivo para que não chegue a quebrar. Vamos esperar a documentação chegar para poder prestar conta”, disse. Ações contra Covid Para o JORNAL DA CIDADE, Kitty comentou a forma como o Governo de Sergipe vem atuando durante as ações de combate à Covid-19. “A gente sabe que teve um atraso nessa primeira onda e a gente imaginou que o governo ia se preparar para essa segunda onda e não. A gente viu ele [governador] falar de vacina recentemente, só agora. Então, a gente sente que ainda não tem um governo preparado para agir e isso é preocupante. A gente está acompanhando com muita preocupação”, expôs. Com relação ao plano de vacinação, a líder da oposição quer mais transparência na imunização. “A gente precisa garantir que os protocolos estão sendo atendidos e que a gente tenha uma mobilização real do governo. Eu já recebi denúncias de pessoas furando fila para receber a dose e vou investigar”, falou.

|Por Mayusane Matsunae

|Foto: Divulgação