23/02/2021 as 08:20

NA PRAIA

Vereadora manifesta apoio a comerciantes da Cinelândia

“Quando há conflito na garantia de direitos, a prefeitura precisa atuar para garantir uma proposta de mediação", disse ela

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A vereadora Linda Brasil (Psol) acompanhou o protesto e a reunião dos (as) comerciantes da Praia da Cinelândia notificados, na última sexta- -feira, 19, por meio de uma ação extrajudicial da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) em que estabelece o prazo de 72 horas para a retirada de todos os seus equipamentos e pertences. A medida foi provocada por abertura de procedimento no Ministério Público Federal (MPF) e recomendações da Superintendência de Patrimônio da União (SPU).

Para a parlamentar, a administração municipal não oferece alternativas para que as e os comerciantes continuem garantindo geração de emprego e renda para as mais de 150 famílias diretamente ligadas ao comércio no local. “Quando há conflito na garantia de direitos, a prefeitura precisa atuar para garantir uma proposta de mediação. Não dá simplesmente despejar essas famílias que estão se virando do jeito que podem para garantir o pão de cada dia, principalmente nesse momento de pandemia em que a gente sabe que muito pouco foi feito para assegurar o funcionamento dos pequenos comércios”, afirma. Linda Brasil informou que foi até a Cinelândia para acompanhar a situação de perto. “Eu estive lá no final de semana, acompanhei a angústia daquelas pessoas.

Conversei com uma senhora que não conseguia mais dormir e estava aflita. Ela tem muitos anos que trabalha na praia com o esposo e os filhos, sobrevivem do trabalho na barraca e está muito aflita e preocupada sem saber como irá sobreviver caso seja retirada da praia. Hoje retorno aqui porque sei que é urgente nos esforçarmos para que não aconteça um despejo ou uma expulsão destas pessoas sem oferecer alternativas. Afinal, o próprio poder público deixou que elas se instalassem ali”, disse.

“Além disso tudo, percebemos uma movimentação que nos lembra uma certa tentativa de higienização social, como se o contato com pessoas de classes econômicas menos favorecidas e minorias não devesse ocorrer. Sabemos que algumas pessoas que moram nas redondezas acionaram o poder público por estarem incomodadas porque o lugar está sendo um espaço alternativo acessível a toda a população de Aracaju”, denuncia Linda Brasil. Durante a manhã de ontem, uma boa notícia: a comerciante Thaynara Santana obteve liminar favorável na Justiça para permanecer com suas atividades na faixa de areia, fortalecendo a mobilização para evitar a retirada das demais barracas. Com base nesta sinalização favorável, está sendo feita uma ação coletiva contra a decisão da Emsurb. O mandato da vereadora está acompanhando a movimentação das e dos comerciantes e se coloca como parceira para fortalecer essa luta de resistência na Praia da Cinelândia.