04/08/2021 as 09:58

VOTO IMPRESSO

Movimentos e partido de direita se unem em manifestação

Durante todo o trajeto, foi notória a grande quantidade de pessoas que carregavam a bandeira do Brasil, cantavam o hino nacional e clamavam por uma democracia mais segura

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

No último domingo, 1º, milhares de brasileiros, espalhados em diversos Estados do país, foram às ruas manifestar o interesse pelo voto impresso auditável para as próximas eleições. Em Sergipe, o ato foi comandado pela Direita Sergipana e recebeu o apoio do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), da Juventude Trabalhista Cristã Conservadora (JTCC) e de outros movimentos direitistas, por meio de uma grande “motocarreata” que percorreu as ruas de Aracaju.

A ação que iniciou às 14 horas, próximo aos Arcos da Orla da Atalaia, seguiu até o Calçadão da Praia Formosa, terminando aproximadamente às 18 horas. Durante todo o trajeto, foi notória a grande quantidade de pessoas que carregavam a bandeira do Brasil, cantavam o hino nacional e clamavam por uma democracia mais segura. Satisfeitos com a quantidade de sergipanos que querem o voto impresso auditável e que compareceram na grande manifestação, os organizadores comemoraram o resultado. “Hoje foi gigante! Sergipe mostrou sua força e mandou o seu recado. Obrigado a todos que colaboraram para que esse momento pudesse ser realizado. Que venham os próximos”, publicou a Direita Sergipana.

O presidente estadual do PTB em Sergipe, Rodrigo Valadares, também demonstrou satisfação com o ato. No Estado, o parlamentar é um dos defensores assíduos da causa e tem, cada dia mais, fomentado o debate no Estado sobre o assunto, a fim de integralizar toda a população sobre a “nova” forma de voto. “Se nós temos mecanismos para fortalecer a nossa democracia e garantir a lisura do processo eleitoral, que seja feito. O voto impresso auditável é você votar na mesma urna, a diferença é que terá a emissão do comprovante do seu voto, que você vê, confirma e ele cai em uma urna separada, para conferir depois. Não é votar em cédula e nem voltar no tempo dos dinossauros”, explica.

O presidente Jair Bolsonaro acompanhou as manifestações à distância e ressaltou que as eleições apenas serão democráticas de verdade se houver a contagem pública dos votos. Além disso, parabenizou os brasileiros pela grande ação por todo o país. Voto impresso auditável Já passaram-se 25 anos que a urna eletrônica tem sido utilizada no Brasil. Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro acusou o modelo de não ser 100% confiável e como alternativa, visando assegurar a democracia, apresentou a ideia do voto impresso auditável. Seguindo essa forma, os números que cada eleitor digitar na urna eletrônica serão impressos e esses papéis serão depositados automaticamente em uma urna de acrílico.

Caso haja acusação de fraude no sistema eletrônico os votos em papel serão apurados manualmente e o resultado será comprovado. A pauta já tem sido abordada no Congresso Nacional, através da PEC 135/2019, redigida pela deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) e relatada pelo deputado Filipe Barros (PSL- -PR), aguardando ser aprovada na Câmara e depois no Senado. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que é o responsável pela organização das votações brasileiras, não tem ficado contente com a nova alternativa de voto e nega que exista vulnerabilidade no sistema eletrônico. Já pesquisas realizadas pelo Instituto MDA, por encomenda da Confederação Nacional do Transporte (CNT), mostra que 58% dos brasileiros são favoráveis ao voto impresso auditável. Nesse sentido, buscando a certeza da confiabilidade, Bolsonaro deixa o seu questionamento: “O que é o voto democrático? Você precisa ter certeza em quem votou e de que o voto foi para aquela pessoa. Estão contra por quê?”.