10/05/2022 as 10:02

RODOVIA INÁCIO BARBOSA

Deputada critica falta de acessibilidade da via

“É dever do Estado assegurar direitos que garantem cidadania e respeito aos cidadãos”, disse.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Deputada critica falta de acessibilidade da via

“A Rodovia Inácio Barbosa (antiga José Sarney), em Aracaju, além de interligar praias, é uma importante rota para centenas de pessoas que residem ou trabalham na região. Sem sinalização adequada, acaba por comprometer a acessibilidade, especialmente de cadeirantes e pessoas com deficiência visual, por exemplo”.

O argumento é da deputada estadual Maria Mendonça (PDT). Diante das diversas reclamações e transtornos, na semana passada ela protocolou indicação, na Assembleia Legislativa, solicitando ao governador Belivaldo Chagas e ao secretário Ubirajara Barreto que envidem esforços visando implantar faixas de pedestres em toda a extensão da via. A deputada ressaltou que as estruturas de concreto – colocadas para dividir a pista – têm gerado transtorno para motoristas e transeuntes, de modo especial para os que têm dificuldade de locomoção. “Parcela considerável dessa população tem enfrentado dificuldade para atravessar de um lado para outro. Além da necessidade de haver bom senso, é direito constitucional a garantia da igualdade material entre todos os cidadãos”.

Maria Mendonça observou ser responsabilidade do Estado, criar as condições adequadas para que as pessoas que enfrentam situações desiguais não sejam prejudicadas nas suas ações cotidianas. “É dever do Estado assegurar direitos que garantem cidadania e respeito aos cidadãos”, disse.