28/09/2022 as 08:15

ENTREVISTA

‘Precisamos renovar a velha política’, Gabriella Passos

Natural de Aracaju, mas criada em Ribeirópolis, a candidata a deputada federal Gabriela Cespedes Passos (PP) tem uma identidade única que não dá para passar despercebida.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

‘Precisamos renovar a velha política’, Gabriella Passos

Natural de Aracaju, mas criada em Ribeirópolis, a candidata a deputada federal Gabriela Cespedes Passos (PP) tem uma identidade única que não dá para passar despercebida. Alegre, determinada e sempre firme em suas colocações, a jovem política vem conquistando as redes sociais, através de vídeos e enquetes, sempre abordando a temática feminina e seu empoderamento, lema este que será uma de suas bandeiras.

JORNAL DA CIDADE - A candidata Gabriela Passos, do Partido Progressista (PP), é filha de Antônio Passos Sobrinho, ex-presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) e ex-prefeito de Ribeirópolis, e de dona Fátima Regina Cespedes Passos, que também foi prefeita do município e conquistou a vaga sendo a primeira mulher a ocupar a cadeira no Executivo municipal. Você acredita que o histórico da família irá ajudar na sua caminhada?
GABRIELA PASSOS - Minha família é a verdadeira base para tudo. E, sim, me espelho muito neles, no meu pai por ser esse homem honesto e íntegro que desde muito cedo assumiu seu compromisso com o povo de Ribeirópolis, sendo prefeito com 24 anos. E, da minha mãe, a força da mulher. Ela foi a primeira prefeita da cidade e mostrou o poder da mulher na política. Carrego essas identidades deles e quero somar nessa minha caminhada. Tenho orgulho demais de ter essa base deles e tantos ensinamentos. Sei que a caminhada será longa, mas tendo o apoio deles já conta e muito para mim.

JC - Apesar de um novo nome na política, você possui um currículo vasto na vida pública, pode contar por onde já atuou nesses últimos anos?
GP - Na vida pública, já atuei em diversos cargos na esfera municipal e estadual, como na Procuradoria Estadual, na Procuradoria Municipal de Aracaju, na Secretaria Municipal de Administração e de Assistência Social de Ribeirópolis e, recentemente, analista de processos do Senac. Trabalhar na área pública sempre reforçou aquilo no que acreditei: o resultado final é um só, ajudar as pessoas! Nessa nova etapa, estou ainda mais empenhada em conhecer novas histórias e as diversas realidades, pois, só assim, é possível construir um planejamento que beneficie a população de modo geral.

JC - Gabriela Passos (PP) tem um perfil de mulher determinada e com posições firmes e persistentes na busca de garantia de direitos, recursos e benefícios não somente para os municípios sergipanos, mas para o povo mais necessitado, principalmente as cidadãs de todo o Estado. Quais as suas propostas para o povo sergipano?
GP - A política, em sua maior essência, é o que move nossa sociedade. Por isso, precisamos renovar a velha política que todos nós já sabemos. É hora de dar vez e voz as mulheres. Estou nessa missão e quero poder representar milhares de sergipanos, como eu. Meu coração está cheio de vontade de contribuir com o desenvolvimento da minha terra e prosperidade das pessoas que vivem aqui. Por isso, irei defender pela causa social, pelo fortalecimento da mulher no mercado de trabalho; incentivar aos jovens no mercado de trabalho; criar ações para a geração de renda em todo o Sergipe; implantar políticas públicas para garantir a segurança da mulher após a denúncia. É por isso que estou nessa nova missão, para fazer com que as nossas vozes sejam ouvidas e atendidas. Juntas e juntos seguirei firme para desenvolver a esperança para o nosso povo e construir um Brasil mais seguro e igualitário.

JC - De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, atualmente no país as mulheres representam 52% da população brasileira, mas no campo da política ocupam apenas 12% das prefeituras, somente 15% do Congresso Nacional e nem 4% nos governos estaduais. Para 25 governadores homens eleitos, há uma única governadora eleita. Apesar de serem a maioria do eleitorado, o número de candidatas (33,6%) é quase a metade do número de candidatos homens (66,4%). Como você analisa e defender a participação da mulher na política?
GP - É preciso ter uma representante feminina no Congresso Nacional. E eu estou aqui para representar todas as mulheres e lutar também pelo povo sergipano. Precisamos ter coragem, determinação, vez e voz para assumirmos esse papel. É nossa vez de mudarmos esse contexto político. Temos capacidade para assumirmos esse papel. Pode confiar, que a nossa jornada é segura e continuarei seguindo no caminho da paz e da esperança, porque dá pra fazer política do jeito certo, cuidando de Sergipe!

JC - Além de ser um novo nome, a senhora é uma candidata jovem. Durante a sua caminhada, a juventude tem mostrado que está ao seu lado dando força e apoio. Qual a sua avaliação nesse momento?
GP - Verdade. Sou uma candidata jovem e que quero olhar para a minha juventude. Nessa caminhada, realizando visitas e encontros com a juventude percebo o quanto eles estão precisando de apoio e uma voz que os represente. Por isso, é importante contarmos com a participação da nossa juventude no processo político e nas eleições deste ano para mudarmos a história e definirmos o Brasil que queremos. Ouvindo essa turma, venho pensando em ações que tragam benefícios para a juventude, como acesso à educação de qualidade, cursos de capacitação e oportunidades de emprego. Eles precisam de incentivo e do nosso apoio.

JC - Rodando os quatro cantos de Sergipe, Gabriela Passos (PP) segue visitando os feirantes dos municípios sergipanos com o objetivo de se apresentar e mostrar suas propostas para ser a deputada federal de Sergipe. Poucos políticos adotam a sua ideologia, concorda?
GP - É importante olhar para quem está ali, dia a dia, trabalhando debaixo de sol, chuva, enfim, para garantir o alimento de qualidade na mesa do povo brasileiro. E, seguindo minha agenda de visitas tenho frequentado muitas feiras de Sergipe e ouvindo os feirantes. Muitos deles já comentaram que sentem esquecidos pelos políticos, ninguém observa o quanto eles estão diariamente nessa luta para garantir o básico para a família. Por isso, tenho adotado o perfil de visitar a grande maioria das feiras e saber as suas reais necessidades para montar propostas que beneficiem eles.