22/11/2022 as 09:45

NACIONAL

Rogério Carvalho passa a integrar equipe de transição do governo Lula

Senador sergipano começou a atuar, nesta segunda-feira, 21, no grupo de trabalho ligado ao Desenvolvimento Regional

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Rogério Carvalho passa a integrar equipe de transição do governo Lula

O senador Rogério Carvalho (PT) passa integrar o grupo de trabalho ligado ao Desenvolvimento Regional e iniciou, oficialmente, sua atuação no processo de transição de governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em primeira reunião com a participação do sergipano, realizada nesta segunda-feira, 21, o grupo, coordenado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), discutiu a situação da aplicação dos recursos nos estados e a ausência de um plano de desenvolvimento para o país.

De acordo com o senador dos sergipanos, com foco nos desafios que o presidente Lula irá enfrentar, em decorrência da falta de investimentos em ações concretas para o crescimento econômico e geração de empregos nos últimos anos, é preciso pensar em um trabalho efetivo e direcionado às agroindústrias, que são alternativas importantes para o desenvolvimento da agricultura brasileira.

"É a partir de um olhar responsável e direcionado aos pequenos e médios produtores de todo o país, que poderemos ter novos meios de gerar desenvolvimentos para regiões importantes do Brasil. É do campo que vem uma das principais geradoras econômicas e, portanto, é para lá que devemos focar as ações desse grupo de trabalho, porque também temos como prioridade o projeto de colocar comida na mesa das pessoas. E para isso, vamos depositar boa parte da nossa atenção na agricultura familiar, nos pequenos e médios produtores rurais", pontuou.

Esse direcionamento, segundo Rogério Carvalho, tende a atrair investidores para a agricultura brasileira, acarretando, com isso, o incentivo à pesquisa nas cadeias produtivas de cada localidade. "Com isso, o nosso planejamento é levar aos pequenos e médios agricultores a tecnologia e o conhecimento necessários para melhorar a produção. Consequentemente, teremos nessas regiões uma diversidade de empreendimentos, ligando o setor industrial à agricultura, dando oportunidades ao povo de ter renda trabalhando em sua própria terra", explicou.

"Ainda dentro desse planejamento que estamos discutindo, também temos pensado em maneiras para que os pequenos e médios produtores tenham acesso à linhas de crédito a juros baixos para recuperar os pequenos e médios negócios, gerar emprego, fortalecer empresas públicas e estabelecer programas de transferência de renda", acrescentou.

Reunião com ministro
Também no encontro de hoje, ficou definido que, nesta terça-feira, dia 22, o grupo de trabalho irá se reunir com o atual ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Duarte Ferreira. O objetivo é questionar sobre os dados levantados pela equipe até o momento, que demonstram uma série de incongruências com a realidade econômica atual do país.

O grupo de trabalho deste setor deve apresentar resultados preliminares do levantamento do cenário observado no próximo dia 30. Já um diagnóstico mais aprofundado sobre o assunto, incluindo ações que devem ser adotadas, está previsto para ser apresentado no dia 10 de dezembro. 

|Fonte e foto: Assessoria de Comunicação