23/11/2022 as 11:42

EDUCAÇÃO

Senadora lança site para continuar trabalho diagnóstico da educação sergipana

Na plataforma, online e interativa, internauta pode acessar o panorama educacional dos municípios

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Senadora lança site para continuar trabalho diagnóstico da educação sergipana

Prestes a encerrar o seu último mandato, a senadora Maria do Carmo Alves lança site (http://www.educa-sergipe.com.br/) com o intuito de dar continuidade ao trabalho de diagnóstico da educação municipal sergipana. Na plataforma, online e interativa, os cidadãos poderão baixar a publicação 'Panorama Educacional dos Municípios Sergipanos - Indicadores e Recomendações' – lançada em meados do ano passado - e ter acesso a informações e análises atualizadas.

“É uma importante contribuição do nosso mandato para que a comunidade e os gestores possam continuar tendo um RX da nossa educação, e assim poder nortear as suas iniciativas”, disse Maria, lembrando que o objetivo é oferecer dados confiáveis e acessíveis aos gestores municipais, professores, diretores e pesquisadores, para que possam planejar e implementar ações e programas para a melhoria do aprendizado em Sergipe.

A plataforma já oferece os dados do Censo Escolar e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021. Ao acessar o site, o internauta pode escolher um dos 75 municípios para obter dados detalhados sobre população, gasto com educação, Produto Interno Bruto (PIB) per capita, Ideb, além das informações do Censo Escolar.

A senadora explicou que a sua equipe desenvolveu um ranking que divide os municípios em grupos, com particularidades semelhantes no que diz respeito ao tamanho populacional e gasto per capita com educação. “Assim, pode-se fazer comparativo com outros municípios com iguais características”, disse Maria do Carmo, observando que isso ajuda para que não haja comparações fora da realidade. “Com essas informações e similaridade, evita-se que um município com menos recursos seja comparado com outro que dispõe de muito mais condições para investir”, completou.

Ela ressaltou que todos os gráficos podem ser baixados por meio do botão com símbolo de máquina fotográfica. A plataforma pode ser acessada através de dispositivos móveis, mas para uma melhor experiência com os gráficos, recomenda-se a utilização no computador.  “O bacana é que o site já dispõe de informações desde 2005 até 2021, o que garante um acompanhamento mais apurado e com condição de se fazer uma análise assertiva”, disse Maria do Carmo.

Panorama Educacional

O Panorama Educacional Sergipano foi lançado em março deste ano, em evento que reuniu gestores de diversas áreas, prefeitos e técnicos dos mais variados segmentos. O material foi elaborado pela equipe técnica do gabinete da senadora Maria do Carmo e foi baseado na análise de dados do governo federal para medir os impactos de ações ou a disponibilidade de equipamentos e serviços, como determinantes na obtenção de mais qualidade no ensino e no aprendizado. A publicação apontou recomendações para cada município e exemplos de boas práticas em educação desenvolvidas no Brasil.