29/11/2022 as 09:18

NOVOS CASOS

Dengue: senadora revela preocupação com mortes

Só este ano já foram registrados 12 óbitos e mais de 4.600 casos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Dengue: senadora revela preocupação com mortes

A senadora Maria do Carmo Alves alertou, ontem, sobre os cuidados que os sergipanos devem adotar para evitar contaminações por Dengue, Chikungunya, Zika e outras doenças que têm provocado lotações nas unidades de saúde por todo o Estado. “São doenças, cujos sintomas muito se confundem com a Covid-19 e têm levado centenas de pessoas, diariamente, ao atendimento básico e outras aos hospitais em decorrência de complicações. Adotar os cuidados necessários para evitar ser contaminado, é a primeira decisão”, disse a parlamentar.

A fala de Maria do Carmo foi fundamentada nos dados disponibilizados pelo Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde (SES) que, só este ano, registraram 12 mortes, 4.641 casos confirmados de Dengue, além de 12,6 mil notificações.

A Chikungunya matou duas pessoas e contaminou 3.470 sergipanos, além de pouco mais de 7.700 notificações formuladas. “São doenças que têm atingido adultos e crianças”, alertou a senadora sergipana, revelando a sua preocupação com o problema que, no seu entender, tem se alastrado e, se não houver ações incisivas de enfrentamento, poderá gerar um problema, ainda maior, para a saúde pública. “Ainda estamos vivendo com o fantasma da Covid que voltou a assustar toda a população. Não podemos permitir que outras doenças, apontadas como virais, possam se alastrar e sair do controle”, afirmou Maria do Carmo, para quem, além das campanhas de conscientização é preciso sensibilizar e orientar as pessoas. “Muitas vezes, as campanhas, por mais didáticas que sejam, não são compreendidas”, disse.