29/11/2022 as 14:56

NA CÂMARA

Superintendente da SMTT responde a questionamentos de vereadores

Parlamentares apresentam demandas da população e cobram melhorias no trânsito

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Na manhã de hoje (29), o Superintendente de Transporte e Trânsito de Aracaju, Renato Telles, esteve na Câmara Municipal, participando de uma reunião especial da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Transporte e Meio Ambiente. Na ocasião ele respondeu a questionamentos dos vereadores sobre o trânsito da capital sergipana.

O presidente da Comissão, vereador Breno Garibalde (União Brasil), iniciou os trabalhos, questionando Renato sobre o funcionamento do corredor de transporte da Avenida Hermes Fontes, cuja construção gerou a derrubada de árvores. Ele também perguntou sobre a regulamentação do transporte por aplicativos.

Em relação à Hermes Fontes, o superintendente lembrou que a avenida só possuía duas faixas, e hoje existem três. Renato explicou que há necessidade do corredor para aumentar a velocidade média dos ônibus, e falou que para que o corredor exclusivo para o transporte coletivo entre em funcionamento, falta a plotagem dos abrigos, que já foi iniciada.

Ele destacou ainda que após a plotagem, que deverá acontecer até o fim do ano, será iniciada uma campanha educativa para divulgar as mudanças implantadas. Sobre a regulamentação dos aplicativos de transporte, ele disse que uma decisão do STF, em ação movida por uma empresa, inviabiliza essa regulamentação.

Vereadores:
Paquito
O vereador Paquito de Todos (Solidariedade), que é membro da Comissão, destacou a complexidade da gestão do trânsito em Aracaju, mas apresentou algumas demandas da população. Paquito falou sobre o tráfego gerado pelos veículos que chegam da Barra dos Coqueiros e chegam ao bairro Industrial.

O Superintendente falou que há necessidade de implantação de semáforo, nas imediações da rua de Belém, bem como a finalização da ciclovia na ponte que liga a região ao terminal de ônibus, e afirmou que já há o compromisso de implantação da sinalização semafórica.

Isac
Já o vereador Isac (PDT) destacou que na cidade há muitas críticas à SMTT, sendo uma delas a necessidade de pintura de novas faixas de pedestres, aposição de semáforos ou quebra-molas. Ele também reclamou da falta de resposta da superintendência aos requerimentos protocolados pelos vereadores e questionou sobre a arrecadação da SMTT com o pagamento de multas e sobre a gestão dos recursos aprovados para o órgão de trânsito no orçamento de 2022.

Joaquim da Janelinha
Renato Teles destacou a importãncia das faixas de pedestres e afirmou que há esforço para implantar a maioria das que são necessárias. "Este ano foram mais de 1.500 faixas foram ascendidas este ano e assumo o compromisso de fazer mais. Não conseguimos fazer todas, há uma ordem de prioridade, mas há o compromisso de fazer todas e voltar depois para fazer o reacendimento delas", explicou.

Joaquim da Janelinha (PROS) apresentou uma reivindicação dos moradores da Farolândia, solicitando estudos na região da avenida Canal 3, onde o trânsito cresceu após a realização de obras. Ele também quis saber qual o planejamento para o trânsito da região. Teles informou que a equipe da SMTT já está atenta, já foi ao local e analisando a melhor solução para a região, que deve incluir a recomposição do canteiro.

Ricardo Marques
Ricardo Marques (Cidadania), parlamentar que também integra a Comissão de Obras, Serviços Públicos, Transporte e Meio Ambiente, destacou que a Câmara de Vereadores aprovou diversos requerimentos, mas que a instituição nunca respondeu às demandas apresentadas. Ele lembrou que os vereadores representam a comunidade aracajuana e buscam respostas para os problemas. Ricardo também afirmou que a população aguarda há três anos a conclusão das obras na avenida Hermes Fontes.

Renato se colocou à disposição para comparecer à Câmara outras vezes, para responder aos questionamentos dos vereadores, que ele considerou importantes, tendo em vista a capilaridade dos parlamentares com as comunidades. E considerou bom que a pauta da mobilidade ocupe espaço no parlamento monumental.

"Não é um embate pessoal, o prefeito cobra que a gente dê respostas. Assumo esse compromisso de melhorar esse diálogo, não é uma diretriz, embate ou pessoal, nem nada contra a instituição Câmara de Vereadores", afirmou Teles.

Sheyla Galba
Sheyla Galba (Cidadania) questionou sobre o Colégio Celebridades, no loteamento Aeroporto. Ela citou que próximo à escola a velocidade permitida é de 60 km/h e que dois acidentes já foram registrados no local, um deles com hospitalização. Ela pediu providências, visando evitar que uma tragédia ocorra. Galba ainda questionou a rua Nestor Sampaio, que era mão dupla e agora passou a ser mão única. Ela informou que isso prejudicou o comércio da região, gerando desemprego, e perguntou se houve estudos para a implantação das mudanças, que gerou maior fluxo em outros pontos.

Sobre o Colégio Celebridades, ele informou que cabe à SMTT a sinalização, enquanto com a Emurb ficam as obras. ELe destacou que a sinalização está implantada e é adeuqda, correta. "Talvez seja preciso reforçar a sinalização, mas épreciso que haja respeito", afirmou, destacando que irá analisar se há alguma falha. Sobre a Nestor Sampaio, ele falou sobre as possibilidades que estão sendo estudadas para melhorar a fluidez no tráfego de veículos na região.

Emília
A vereadora Emília Corrêa (Patriota) destacou que os vereadores recebem cobranças da população e criticou o trabalho da SMTT. "O que vemos hoje é a total omissão da SMTT, a gente não se depara mais com agentes nas ruas, com campanhas educativas. Aracaju não possui um trânsito complexo", afirmou a parlamentar, destacando que em cinco anos a instituição sequer conseguiu atender as solicitações de pinturas de faixas de pedestres.

Voltando a diz que que várias solicitações dos vereadores não são realizadas e que há ausência da SMTT em situações que podem ser resolvidas, Emília Corrêa também cobrou planilha de custos para o aumento da tarifa do transporte e falou ainda sobre a poluição sonora gerada pela retirada dos silenciadores das motos. Ela cobrou fiscalização.

Renato respondeu que este ano foram realizadas mais de 400 ações educativas voltadas ao trânsito. Ele afirmou entender a necessidade de agilidade que as pessoas pedem, mas afirmou que em matéria trânsito, nem sempre a pressa é a melhor opção.

Nitinho
O presidente da Câmara de Vreadores, Nitinho Vitale (PSD), disse que Renato precisa olhar paras as pessoas com amor. "A maiora dos vereadores desta casa só tem reclamações. Falta trato, falta responder requerimentos, informações que os vereadores precisam para exercer o seu mandato. Não pode tratar as pessoas o tempo todo com indiferença", falou Nitinho, reclamando que a população e os vereadores não conseguem ter acesso à instituição. Ele também comentou problemas na avenida que margeia a Orla Sul, ressaltando que ela passará a ser administrada pela Prefeitura de Aracaju.

O superintendente da SMTT lembrou que recebeu Nitinho em duas ocasiões e reforçou o compromisso de educação para o trânsito. Sobre a via da Orla Sul, ele respondeu que ainda está sobre responsabilidade do Governo do Estado.

Sargento Byron
Sargento Byron Estrelas do Mar (Republicanos) também cobrou respostas às demandas apresentadas pelos vereadores, informando que um deficiente físico teve seu passe no transporte público negado e foi orientado pela SMTT a judicializar a questão. Ele também afirmou que os elevadores de acessibilidade instalados nos ônibus não estão funcionando. "Acredito que deveria estar funcionando em todos os ônibus da frota", concluiu.

Renato afirmou que há a necessidade da implantação de um caminho para a defesa administrativa em casos como o do passe negado, e disse que isso será melhorado. Sobre a avenida Aloísio Campos,

Soneca
O vereador Soneca (PSD), também integrante da Comissão, agradeceu a presença de Renato Teles e encaminhou demandas da população do bairro Olaria. Ele afirmou que há um caos no trânsito no início da manhã, na rotatória da avenida Santa Gleide, gerado por um ponto de ônibus. Ele solicitou estudos sobre esse problema.

Soneca ainda falou sobre as saídas do bairro Olaria, solicitando estudos para a criação de novas vias. Por fim, ele falou sobre a situação da antiga avenida Heráclito Rolemberg, onde já foram registrados vários acidentes, e pediu melhorias na ciclovia da avenida Gasoduto.

Renato Teles falou que poderia melhorar a sinalização na região da avenida Gasoduto, para dar mais segurança aos ciclistas. Ele anotou as demais solicitações apresentadas, para buscar mais informações.

Pastor Diego
Pastor Diego (PP) lembrou que as reclamações sobre o trânsito são comuns na Câmara, mas reclamou que não há retorno da SMTT. Assim, os parlamentares ficam sem poder prestar esclarecimentos à população. O vereador questionou a situação do terminal do DIA, onde diversas reclamações são registradas.

O parlamenar pediu uma data para a entrega da obra, que ainda não foi inaugurada. Ele também informou que teve três solicitações se aposição de faixas atendidas pela superintendência, mas questionou a lentidão. Ele também falou sobre o retorno na Avenida Heráclito Rolemberg, próximo à Rota de Fuga, onde são registrados diversos acidentes, assim como na avenida Euclides Figueiredo. Outro questionamento foi a transformação da avenida Rafael de Aguiar em mão única.

Informando que anotou as demandas apresentadas pelo vereador, Renato Telles garantiu que irá responder a elas. Sobre a questão da Euclides Figueiredo, Renato destacou a necessiade de mlehorar as faixas de pedestres, sendo que uma delas está apagada, mas disse que de maneira geral há sinalização. Ele afirmou que há desrespeito à sinalização. Já sobre o terminal do DIA, ele falou sobre os problemas e questões da obra e afirmou que não há tentativa de adiar a inauguração da obra.

Ricardo Vasconcelos
O vereador Ricardo Vasconcelos (Rede) disse que o superintendente e vereadores trabalham para o povo de disse que ninguém apresenta requerimentos por picuinha, mas sim por atender às demandas da população. Vasconcelos avaliou que há necessiade de instalação de quebra-molas na estrada da Luzia, para reduzir a velocidade dos veículos. Ele informou que recebe cobranças também de outras localidades. "Vidas estão sendo perdidas, transtornos estão sendo causados e as pessoas cobram da gente", afirmou.

Renato informou que a construção de quebra-mola em curvas não segue a norma técnica, mas concordou que há um problema na estrada da Luzia. E afirmou que a resolução do problema pode não ser apenas o quebra-mola, sendo que reforço na sinalização e ações educacionais podem gerar efeito positivo.

Linda Brasil
Linda Brasil (PSOL) reforçou que recebe várias denúncias relativas à mobilidade e ao transporte público, e lamentou que as questões não sejam resolvidas. Ela quis saber porque as demandas não são resolvidas - e questionou ainda qual o orçamento da SMTT para 2023. Ela também perguntou o que vem sendo feito para reduzir as mortes de ciclistas no trânsito aracajuano.

Também perguntou a periodicidade da fiscalização da acessibilidade no transporte público e os recursos disponíveis para obras de mobilidade no próximo ano. Outros questionamentos presentados: a situação dos abrigos de ônibus, os estacionamentos em diversos pontos da cidade. a data de inauguração do terminal do dia e a consultoria contratada pela Prefeitura para realizar estudos sobre a licitação para o transporte público.

Sobre a licitação, Renato afirmou que em torno de 11 meses o edital deve ser lançado. Ele citou que a mesma empresa foi contratada em Recife por um valor e prazo parecido. Ele citou ainda as cidades de Joinvile e São José dos Campos, que contrataram empresas para estudar a licitação do transporte público. "Faremos a licitação do transporte", garantiu Renato.

Sobre as fiscalizações, Teles informou que houve cinco fiscalizações nas garangens das empresas de ônibus, somente este mês. Sobre os abrigos, ele informou que nem todos os locais comportam um abrigo, por conta da largura da calçada. "Vamos colocar abrigos nos principais pontos", garantiu. Sobre estacionamentos, ele registrou que a construção de estacionamentos com pavimentos é proibida hoje pelo Plano Diretor, mas lembrou que cidades mais modernas estão restringindo o deslocamento dos carros em direção ao Centro.

Professora Ângela
Professora Ângela Melo (PT) disse que Aracaju parece ser a cidade da morte por acidentes. Ela cobrou o funcionamento nos ônibus dos elevadores para as pessoas com deficiência, questionando ainda se há estudos sobre uma política pública de Passe Livre na cidade. Ângela também perguntou sobre a redução da frota nos finais de semana e questionou os critérios para a contratação de empresa para estudar a realização de licitação para o transporte coletivo.

Em relação ao passe livre no fim de semana, Renato Teles disse que poucas cidades conseguem viuabilizar tarifa grátis e afirmou que essa discussão envolve hoje o Governo Federal.

Cícero do Santa Maria
O vereador Cícero do Santa Maria (Podemos), que é secretário da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Transporte e Meio Ambiente, se mostrou preocupado com a fiscalização do Aeroporto da Capital apontando excessos e falta de cortesia. "Que aprendam a conversar com o motorista sem envergonhá-lo, já que existem turistas chegando à cidade", afirmou. Sobre o bairro Santa Maria, ele destacou solicitações para as avenidas Alessandro Alcino e Vasco da Gama, incluindo a construção de ciclovias. Ele pediu ainda a implantação de semáforos na região.

Sobre o problema na fiscalização do Aeroporto, ele informou que as equipes que atuavam no local eram criitcadas, mas que houve avanços e elas hoje são elogiadas - ainda assim será avaliado o problema apresentado pelo vereador.

Fábio Meireles
O vereador Fábio Meireles (PSC) destacou o trabalho da SMTT na região da Euclides Figueiredo, atendendo a requerimento de sua autoria, o que gerou a diminuição dos acidentes. Ele perguntou sobre a implantação dos semáforos inteligentes e falou sobre a necessidade de controlar a velocidade dos carros que trafegam na Euclides Figueiredo. Em relação à rua Belém, ele se mostrou indignado em relação ao descumprimento da instalação do semáforo. Ele ainda cobrou sinalização vertical e redutor de velocidade na rua Dom Quirino com Armínio Guaraná, onde são registrados diversos acidentes.

Sobre a rua Belém, o superintendente também se mostrou indignado, mas explicou que a SMTT não tem instrumentos para cobrar o shopping ou gerar qualquer tipo de embargo. Em relação à Euclides Figueiredo, ele destacou que devido ao declive, é proibido a construção de redutore, mas destacou a instalação de novos equipamentos de fiscalização na região.

Renato Teles afirmou ainda que os semáforos inteligentes estao funcionando, citando a avenida Barão de Maruim. Renato informou que o maior problema hoje é o furto de cabos.

Eduardo Lima
Eduardo Lima (Republicanos) sugeriu que a SMTT mantivesse um servidor responsável para receber e responder as demandas apresentadas pelos vereadores da capital. Eduardo ainda perguntou sobre a instalação de um semáforo na avenida Tancredo Neves, em frente à Pisolar. Ele ainda apresentou a reclamação de turistas e cidadãos em relação aos ônibus que não aceitam pagamento da passagem em dinheiro.

Em resposta ao vereador o superintendente esclareceu que menos de 5% das passagens estão sendo pagas com cartão, explicando ainda que existem 130 pontos de venda, sendo que foram registradas 140 mil transações de troca de dinheiro por cartão. Sobre o Marivan, Renato destacou a implantação do semáforo. Ele ainda fez esclarecimentos sobre questões pontuais apresentadas pelo parlamentar.

Sobre o semáforro em frente à Pisolar, há planejamento para que seja sincronizado com o equipamento da avenida Beira Mar. Ele afirmou ainda que a implantação da sinalização foi uma demanda da população da região.

Professor Bittencourt
Concluindo a audiência, o vereador Professor Bittencourt (PDT) discordou da avaliação da vereadora Emília Corrêa e afirmou que o trânsito em Aracaju é uma questão complexa, sendo que a capital é uma das cidades que mais possui carros no Brasil, sendo ainda uma região metropolitana.

Bittencourt ainda destacou o volume de obras em Aracaju, que levaram saneamento, drenagem e pavimentação, que levaram demandas de faixas de pedestres e quebra-molas em locais que antes eram ruas de terra. "Antes não se pensava em redução de velocidade, antes se pensava em resolver buracos e lama. Resolvido isso surgem as outras demandas, com isso a SMTT teve um exponenmcial aumento nas suas demandas", afirmou.

 

Fonte: CMA