30/11/2022 as 13:28

INCLUSÃO

Vereador Byron quer planejamento nas matrículas escolares

Organização é para evitar evasão escolar de pessoas com deficiência e síndromes

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O vereador de Aracaju, Sargento Byron (Republicanos), durante todo o ano, expôs situações em que estudantes com deficiência e síndromes da rede pública de ensino estavam fora da sala de aula pela falta de estrutura e profissionais de auxílio. Nesta quarta-feira, 30, o parlamentar usou o Pequeno Expediente para voltar ao assunto, destacando sua preocupação com o prejuízo educacional sofrido por esses estudantes e cobrando uma ação estratégica da Educação de Aracaju nas matrículas do próximo ano, priorizando o grupo.

Byron lembrou que os casos foram apresentados ao secretário municipal Ricardo Abreu, mas que ainda tem recebido denúncias. “Precisamos mudar essa realidade. Não podemos aceitar que situações como essas se repitam no próximo ano letivo. Esses meninos e meninas estão numa situação complexa, principalmente porque já vêm de um período afetado pela pandemia. E, ainda, infelizmente, passam por situações como essas que os tiram das salas de aula. Que o processo de matrícula seja pensado estrategicamente, com sensibilidade e compromisso social”, pontuou Byron.

O parlamentar lembrou que os casos são verdadeiros exemplos de violação de direito. “Se esses estudantes estão fora de aula devido à falta de estrutura, porque as escolas não têm profissionais adequados para garantir o auxílio necessário, esses estudantes estão tendo os seus direitos violados. O que não podemos aceitar de forma alguma. A educação é o lugar que deve ser exemplo, principalmente quando falamos em direitos humanos, direitos sociais. Não podemos aceitar que casos como esses se repitam”, cobrou o vereador.

 

Fonte: CMA