02/12/2022 as 11:28

VISITA

Vereadores realizam visita ao Hospital Universitário

Durante a visita, os parlamentares foram recepcionados pelo diretor do HU, professor Dalmo Correia, que explicou detalhadamente todo o funcionamento do Hospital e disse estar esperançoso com possibilidade das Emendas

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Vereadores realizam visita ao Hospital Universitário

Uma comissão formada por 10 vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou uma visita ao Hospital Universitário de Sergipe (HU) na manhã desta quinta-feira, 1º de dezembro.

A ação faz parte de uma iniciativa do presidente eleito para o próximo biênio da CMA, Ricardo Vasconcelos, com o objetivo de fiscalizar os serviços prestados pela unidade de saúde e verificar a possibilidade de inserir no orçamento das Emendas Impositivas para 2023 recursos para o HU. Estiveram presentes Ricardo Vasconcelos (Rede), Isac Silveira (PDT), Cícero do Santa Maria (Podemos), Eduardo Lima (Republicanos), Soneca (PSD), Pastor Diego (PL), Sávio da Lotérica (PSC), Sheyla Galba (Cidadania), Ricardo Marques (Cidadania) e Binho (PMN).

Durante a visita, os parlamentares foram recepcionados pelo diretor do HU, professor Dalmo Correia, que explicou detalhadamente todo o funcionamento do Hospital e disse estar esperançoso com possibilidade das Emendas Impositivas da Câmara de Aracaju. “Os vereadores são responsáveis pela Casa do povo e a gente vê nessa visita uma oportunidade de dar retorno social maior. Nós temos uma estrutura física muito bem construída e bem atual e a gente precisa colocar pra funcionar. Para isso, a gente tem que equipar e estamos esperançosos com a possibilidade dessas Emendas Impositivas da Câmara”, espera.

Segundo o vereador Ricardo Vasconcelos, o objetivo funcional da visita foi saber em quais áreas o HU está com mais deficiência de investimentos e alocar parte das Emendas Impositivas para o melhor funcionamento do Hospital. “Nós estamos aqui para saber, de fato, onde estão os gargalos com o município para que a gente coloque as Emendas destinadas para o Hospital Universitário.

A gente precisa mostrar a sociedade o que nós estamos destinando e quais serviços serão prestados com o dinheiro dessas emendas além de, mais uma vez, estarmos cumprindo a missão que é levar a CMA mais próxima do povo, visto que tem uma série de demandas que vamos nos somar e, em 2023, ver como podemos, por meio da CMA, ajudar e melhorar ainda mais o atendimento do nosso povo e a qualidade de vida de Aracaju por meio dessas Emendas Impositivas”, informou. Sheyla Galba diz reconhecer o trabalho e serviços prestados pelo HU e pede que a Prefeitura de Aracaju veja a situação da maternidade do Hospital que não está em funcionamento. Já o Pastor Diego, destacou que a visita foi importante para entender as necessidades, o trabalho e serviços para a população.

Soneca enalteceu o convite do futuro presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos, para visitar as instalações do HU. Eduardo Lima afirmou que essa visita é um marco e que motiva ainda mais o seu papel como parlamentar na CMA. “Isso torna essa legislatura histórica”, disse. Já Cícero do Santa Maria disse estar alegre com a estrutura que viu, porém, ao mesmo tempo, triste em saber que só vai funcionar se tiver as Emendas Impositivas. “O que o povo mais precisa é de uma estrutura dessas e só falta dinheiro para funcionar a todo vapor”, lamenta. Para o vereador Ricardo Marques “a estrutura do HU é magnífica e, para ser maternidade, não pode ficar só na estrutura. Estamos aqui para ver como nós vereadores podemos ajudar. Aqui é algo promissor para Aracaju e que vai ter o selo da CMA com as nossas emendas”.

Binho falou que o Hospital é muito importante para o povo de Sergipe e aracajuano. O presidente da Comissão de Saúde, Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da CMA, Isac Silveira, afirma que existe um ruído na comunicação da saúde do município e criticou a grande incidência de serviços contratados. “Aqui há um serviço sendo prestado de boa forma, mas com muito serviço contratado. Há um descompasso nas informações da prefeitura, que não demanda para o Hospital Universitário, mesmo tendo a oferta desse serviço. Nós vamos levar isso para a Comissão e vamos nos posicionar duramente em relação a essa situação”. Já está agendada para o dia 12.12 uma Audiência Pública para que o diretor do HU a alguns coordenadores de áreas também façam uma apresentação no plenário da Câmara Municipal de Aracaju.