20/03/2023 as 13:17

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Ricardo Vasconcelos defende o caráter público da Deso

"O saneamento, a água é vida, é saúde pública, não pode sair do controle do Estado”, ressaltou

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Ricardo Vasconcelos (Rede), presidiu na manhã desta segunda-feira, 20, a Audiência Pública que discutiu o novo marco regulatório do saneamento e a privatização da Deso – Companhia de Saneamento de Sergipe. De autoria da vereadora Professora Ângela Melo (PT), a Audiência Pública contou com a presença de parlamentares, funcionários da empresa e diversas autoridades.

Na Tribuna, o vereador Ricardo Vasconcelos (Rede) defendeu os serviços prestados pela Companhia sergipana. “Essa situação do marco tem no seu âmago a ideia de universalizar os serviços, a ideia de levar saneamento para todo mundo, mas a questão da privatização e dessas PPPs [parcerias público-privadas] são uma porta de entrada para outra intenção. A Deso é uma empresa superavitária, enxuta e moderna. Eu sou funcionário da empresa, concursado, tenho orgulho de dizer que é uma empresa que talvez tenha o corpo técnico mais qualificado do Estado de Sergipe e ainda assim alguns setores querem meter a mão e privatizar essa empresa que é um patrimônio do povo sergipano”, ressaltou.

O presidente da CMA destacou a função social da Deso, exemplificando casos em que pessoas, que vivem em situação de vulnerabilidade social e não têm condições de pagar a fatura da empresa, não têm o serviço de abastecimento de água interrompido. “Nós temos a compreensão e procuramos enquadrá-las nos programas sociais. Mas a gente não deixa aquela população sem água. Eu quero saber qual a empresa privada que vai ter essa consciência, que vai ter essa preocupação, que vai ter essa compaixão? É dever do Estado garantir que as pessoas tenham acesso à água com qualidade. É inadmissível passar um setor tão estratégico para a iniciativa privada que só visa o lucro”, argumentou.

Dando continuidade ao discurso, o vereador Ricardo Vasconcelos (Rede) disse já ter tratado da temática com o Governador Fábio Mitidieri (PSD), afirmando ser um grande equívoco essa discussão. Para o parlamentar, “a Deso é um empresa que não precisa desse tipo de gestão. É outra gestão com o Poder Público e com técnicos para que cumpram a missão da empresa e não para atender os interesses do capital privado. O saneamento, a água é vida, é saúde pública, não pode sair do controle do Estado”.

Para finalizar, o presidente da CMA assinalou que essa discussão precisa recuar na gestão do Presidente Lula (PT). “Estamos vigilantes. O caminho é buscar o caminho federal, os nossos deputados federais. Não podemos gastar a nossa energia com essa discussão que só interessa a uma minoria que visa o lucro. Temos que ocupar todos os espaços e mostrar a sociedade que o interesse é outro. Essa historinha de que é para melhorar a distribuição é balela”, afirmou.

Por fim, o vereador Ricardo Vasconcelos (Rede) assumiu o compromisso de que não pautará a alteração da Lei Orgânica do município no que diz respeito à operação de empresa pública no serviço de saneamento da cidade. “Jamais pautarei aqui na Câmara de Vereadores a possibilidade de alteração dessa lei. Venha a pressão de onde vier, custe o que custar para mim. Não sou carreirista da política, eu tenho profissão. Eu sou advogado, sou concursado dessa empresa, mas, acima de tudo, eu não estou fazendo luta política olhando para o meu umbigo. Eu sei da importância da Deso e sei que, mais uma vez, ela está sendo vítima do sistema. Então, contem conosco, com o nosso mandato e com todos que fazem essa Legislatura”, concluiu.

 

Fonte: Alese