21/03/2023 as 14:53

EM ARACAJU

Projeto de Sávio vai combater preconceito ao nanismo

A pauta passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município de Aracaju

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Foi aprovado no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju, em segunda votação, o Projeto de Lei 294/2021, de autoria do vereador Sávio Neto de Vardo (PSC), que propõe a instituição da Semana Municipal de Conscientização e Defesa dos direitos das Pessoas com Nanismo, criando o Dia Municipal de Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo, que passarão a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município de Aracaju.

O projeto tem como objetivo informar acerca do nanismo, combater a discriminação, auxiliar na melhoria da qualidade de vida das pessoas com a patologia e na sua inserção no mercado de trabalho, estando em harmonia com o Dia Nacional do Combate ao Preconceito a Pessoa com Nanismo, também celebrado anualmente no dia 25 de outubro.

Para o parlamentar esse projeto é de extrema relevância para a garantia dos direitos das pessoas com nanismo. “É importante que a sociedade esteja preparada e organizada para que as pessoas com nanismo tenham acessibilidade, atendimentos clínicos sempre que necessário, tenham qualificação e vida profissional, sejam respeitados e vivam com dignidade”, afirmou Sávio.

O nanismo é cercado de preconceitos. Por isso, surge a importância de se tratar o assunto. O projeto visa a realização debates, palestras, seminários e fóruns sobre as políticas de proteção, suscitando a busca por informações para aprimorar os avanços científicos sobre o nanismo, e atividades que proporcionem a discussão, reflexão e divulgação de dados sobre a doença (Acondroplasia), as formas principais de seu diagnóstico, sintomas e tratamento.

 

Fonte: CMA