22/03/2023 as 09:00

BRASIL E SERGIPE

Luciano Pimentel alerta para o endividamento das famílias

Segundo a exposição do deputado, com base nos dados da Fecomércio, em Sergipe o endividamento das famílias atinge 77,6%. “Sendo 96,4% por cartão de crédito”, alertou.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Luciano Pimentel alerta para o endividamento das famílias

O deputado estadual Luciano Pimentel (PP) apresentou projeto de lei para incluir e ampliar a discussão sobre a disciplina de educação financeira nas escolas da rede pública e privada de ensino de Sergipe. A proposta foi protocolada ontem na Assembleia Legislativa, com o objetivo de preparar os jovens a terem consciência de finanças. Ao apresentar o projeto, Luciano Pimentel utilizou a Tribuna da Casa para explanar o cenário nacional assim como o de Sergipe no que diz respeito ao endividamento das famílias.

Segundo a exposição do deputado, com base nos dados da Fecomércio, em Sergipe o endividamento das famílias atinge 77,6%. “Sendo 96,4% por cartão de crédito”, alertou. No discurso, Luciano Pimentel também destacou a “gravidade do momento”. “O projeto dispõe sobre ampliação do ensino da disciplina de educação financeira no ensino fundamental e ensino médio nas escolas”, apontou. Ainda na oportunidade, o parlamentar utilizou o painel da Assembleia para elucidar e explicar melhor aos demais integrantes e membros da Casa sobre a necessidade da aprovação da proposta.

De acordo com Pimentel, o país registra o cartão de crédito como o maior tipo de dívida feito pelas famílias – com 85,7%. Logo após, seguido pelo cheque especial, com 4,7%. “Uma preparação para trabalhar com finanças, evitando assim esse alto nível de insolvência e inadimplência”, frisou. Ranking das dívidas Luciano Pimentel também apontou que Sergipe está em terceiro lugar no Nordeste no ranking dos endividados. “42,37% da população está endividada”, disse, acrescentando que o Estado só perde para o Ceará (com 42,93%) e Pernambuco (com 44,47%). “Voltarei aqui em outra oportunidade para tratar desse tema e pedir aos colegas deputados a aprovação desse nosso projeto de lei”, concluiu.

|Por Mayusane Matsunae
||Foto: Divulgação