23/03/2023 as 13:27

VALORIZAÇÃO

PL quer garantir percentual mínimo de artistas sergipanos em festas públicas

PL é do deputado estadual Georgeo Passos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) protocolou na Assembleia Legislativa um projeto de lei visando a valorização dos artistas sergipanos. A proposta pretende instituir um percentual mínimo de recursos destinados à contratação de bandas e cantores sergipanos nas festas realizadas pelo Governo do Estado.

Caso seja aprovada a Lei, deverão ser destinados no mínimo 30% dos recursos com esse objetivo, tanto nas festas promovidas pelo Poder Executivo como também naquelas que recebam apoio ou patrocínio do Estado. Segundo Georgeo, a ideia é garantir o espaço dos artistas da terra nos eventos que utilizem recursos públicos.

“Desde o aniversário de Aracaju há um debate envolvendo os artistas locais, que infelizmente são deixados de lado e não são prestigiados. Queremos a valorização. Se o Governo fizer um grande investimento em uma festa pública, que o artista local seja prestigiado. Vai ter que olhar pelas bandas da nossa terra”, explicou.

O deputado citou como exemplo a edição do Projeto Verão deste ano, realizado pela Prefeitura de Aracaju, mas que recebeu recursos do Governo do Estado via Funcap. Vários artistas nacionais se apresentaram no evento, consumindo a maior parte dos recursos com os cachês, enquanto os músicos sergipanos receberam uma pequena fatia.

“Muitas vezes a gente gasta 95% com artistas de fora. Quando é a nossa cultura, não damos a oportunidade. Não dá mais para os artistas sergipanos receberem tão pouco espaço. Aqui as pessoas vivem, suas famílias lutam por seu dia-a-dia, mas que muitas vezes ficam com o pires na mão buscando uma oportunidade”, criticou o parlamentar.

Georgeo diz que não vê dificuldades em contar com o apoio dos colegas de Parlamento e espera que o projeto tramite em breve. “Chegou o momento de a Assembleia Legislativa colaborar numa construção coletiva. É importantíssimo que todos apoiem e se mobilizem para ajudar nossos artistas, que precisam de oportunidades”, finalizou o deputado.

Fonte: Alese
Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese