16/08/2023 as 08:35
ELEITORALEm 2020, a legenda registrou concorrentes mulheres apenas para cumprir a cota de 30% de gênero, determinada pela legislação eleitoral, a ponto de algumas terem tido zero voto.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Os vereadores em Aracaju, Fábio Meireles e Sávio Neto de Vardo da Lotérica, ambos do PSC, tiveram os mandatos cassados, nesta terça-feira (15), pela unanimidade dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por fraude na cota de candidaturas femininas do Partido Social Cristão. Em 2020, a legenda registrou concorrentes mulheres apenas para cumprir a cota de 30% de gênero, determinada pela legislação eleitoral, a ponto de algumas terem tido zero voto. Ou seja, nem elas votaram nelas mesmas.
Os ministros acompanharam o voto do relator Benedito Gonçalves, que defendeu a nulidade dos votos recebidos por todos candidatos a vereador pelo PSC de Aracaju e a realização de recalculo do coeficiente eleitoral, assim como a inelegibilidade por oito anos das quatro candidatas mulheres do partido, que não foram votadas. Por fim, ficou decidido que Fábio Meireles e Sávio Neto de Vardo da Lotérica devem ser afastados imediatamente da Câmara Municipal. Com a recontagem dos votos, devem assumir os mandatos dos dois cassados os ex-vereadores Elber Batalha (PSB) e Camilo Danuel (PT) que tiveram, respectivamente, 2.225 votos e 2.225 votos no pleito de 2020.