20/11/2023 as 08:50

ENTREVISTA

“Coloquei meu nome à disposição do PT”, Candisse Matos

Filiada ao partido desde 2020, com ficha assinada pelo próprio presidente lula, Candisse expõe nesta entrevista um pouco da sua trajetória e do seu pensamento sobre as eleições do próximo ano.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

“Coloquei meu nome à disposição do PT”, Candisse Matos

Mesmo ressaltando que o PT estabeleceu um calendário que prevê a definição de candidaturas em aracaju até abril de 2024, a jornalista Candisse Matos é direta quando questionada pelo Jornal da Cidade: ela colocou seu nome à disposição do PT para as eleições do próximo ano. Filiada ao partido desde 2020, com ficha assinada pelo próprio presidente lula, Candisse expõe nesta entrevista um pouco da sua trajetória e do seu pensamento sobre as eleições do próximo ano. Confira a seguir.

JORNAL DA CIDADE - Você pretende apresentar o seu nome para participar da eleição do próximo ano em Aracaju? Qual cargo pretende disputar? Candisse Matos - Acredito na política como instrumento de transformação social, especialmente para as pessoas que mais precisam. Desde 2014, trabalho na área política, tendo participado das campanhas de Jackson Barreto para governador e Rogério Carvalho para senador, e também em 2022 para Rogério governador. Nesse período, aprendi muito e consolidei minha vontade de fazer política para o povo. Como filiada ao PT, vejo que as mudanças promovidas pelo governo Lula abriram oportunidades para as mulheres na política. Além disso, o carinho que recebo nas ruas, seja pelo meu trabalho como repórter ou pelo meu relacionamento com Rogério, me motiva a demonstrar disponibilidade a um cargo político. Coloquei meu nome à disposição do PT. Como o partido é democrático, as candidaturas serão definidas de acordo com a vontade da militância.

JC – Desde quando está filiada ao PT e como se deu essa filiação?
CM - Sou filiada ao PT desde 2020. Na época da CPI da Covid, o presidente Lula teve uma reunião com o Rogério, e desse encontro, eu que já tinha o desejo de me filiar aoPartido dos Trabalhadores, concretizei esta realização com a minha ficha de filiaçãoassinada pelo maior líder que o Brasil já teve, que é o Luiz Inácio Lula da Silva.

JC - Quais os temas que você pretende apresentar ao eleitorado nas eleições do próximo ano?
CM - Como uma mulher em busca constante de conhecimento e informação, meu objetivo é discutir os assuntos que interessam à população. Tenho me envolvido em conversas significativas com a sociedade, abordando temas relevantes para o dia a dia das pessoas, especialmente para as mulheres. Uma preocupação que afeta muitas mães é a falta de perspectivas, que leva os jovens a deixarem suas cidades em busca de emprego. Além disso, o persistente preconceito racial causa sofrimento na sociedade. Também discuto soluções para mulheres interessadas em empreender. São muitos os temas que devemos abordar, independentemente de candidaturas políticas, para promover melhorias e estimular a participação social na construção de uma sociedade alinhada aos nossos sonhos.

JC - Avalia que seu nome seria uma boa opção para compor como vice?
CM - Considero que o reconhecimento pelo meu trabalho ao longo dos anos, aliado ao sentimento de otimismo e esperança despertado nas pessoas que encontro nas ruas, bem como a possibilidade de construir junto com as mulheres e a sociedade, já é um sinal positivo de mudança que a população de Aracaju demonstra. Antes de planejarmos o futuro, é essencial estabelecer uma base sólida.

JC - O PT vai apresentar candidato próprio à Prefeitura de Aracaju? O partido toparia compor como vice?
CM - Na última plenária do PT de Aracaju, agora no início do mês de novembro, quem esteve na reunião percebeu o desejo da militância de que o Partido dos Trabalhadores apresente uma candidatura própria. Além disso, a própria direção nacional mantém este sentimento de haver uma candidatura própria para fortalecer o partido nas principais capitais.

JC - Por que você acha que tantas mulheres estão se colocando à disposição para candidaturas?
CM - A crescente importância dos temas relacionados à igualdade de oportunidades entre homens e mulheres e à defesa dos direitos das mulheres na agenda pública são alguns dos aspectos que considero importantes nesta disposição feminina em participar da política municipal. Além do mais, a atuação das mulheres na sociedade aracajuana. As mulheres aracajuanas têm conquistado cada vez mais espaços de poder, tanto na esfera pública quanto na esfera privada. Isso tem fortalecido a autoestima das mulheres e aumentado a sua confiança para se candidatarem à política. 

JC - Quando o partido pretende discutir, finalizar os debates e apresentar seus nomes para a eleição municipal de 2023?
CM - O Partido dos Trabalhadores estabeleceu um calendário que prevê as definições políticas até abril de 2024, seguindo a orientação do PT Nacional. Durante esse período, estaremos nas ruas, ouvindo atentamente a população de Aracaju. Nossa meta é construir em conjunto um projeto para a cidade, que servirá como base para as futuras campanhas políticas, refletindo as demandas e propostas do povo para o futuro de Aracaju. Estamos comprometidos em trabalhar de mãos dadas com as aracajuanas e aracajuanos nessa construção coletiva.

|Por Max Augusto
||Foto: Divulgação