26/03/2024 as 09:09

ELEIÇÕES

TRE cassa 17 mandatos de vereadores eleitos em 2020

Invalidações tramitaram em 11 processos envolvendo sete partidos políticos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

TRE cassa 17 mandatos de vereadores eleitos em 2020

Entre 2021 e 2024, o Tribunal Regional de Sergipe (TRE-SE) cassou 17 mandatos de vereadores eleitos no pleito de 2020. As invalidações tramitaram em 11 processos, envolvendo 7 partidos políticos: PSB, PT, Avante, PP, PSC, Podemos e o Cidadania. Em todos os casos, o Tribunal detectou fraude à cota de gênero, determinando a anulação da votação obtida pelos partidos envolvidos com a consequente retotalização dos votos.As fraudes ocorreram em 8 municípios sergipanos.

A legislação eleitoral determina que cada partido ou coligação preencha o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo. A observância da cota de gênero é requisito para participação da disputa eleitoral. As ações de nulidade ocorreram nos seguintes municípios: Canindé do São Francisco (06 vereadores cassados); em Nossa Senhora do Socorro (4 vereadores cassados); Rosário do Catete (2 vereadores cassados); Aracaju, Santo Amaro das Brotas, Porto da Folha, Monte Alegre e Indiaroba (1 vereador cassado em cada município).

Mulher na política
Quanto à participação feminina na política, além de desempenhar o controle judicial com a finalidade de garantir o pleno cumprimento da legislação eleitoral, o TRE-SE incentiva o debate público sobre o tema e promove ações de educação e conscientização política. No dia 4 de março deste ano, aconteceu a 3ª edição do Mulheres na Política: Viabilizando Candidaturas. O Seminário é uma iniciativa da Comissão de Participação Feminina e da Escola Judiciária Eleitoral (EJESE), que busca encorajar e aumentar a participação das mulheres nos espaços decisórios.