11/04/2024 as 09:13

FAUNA

Breno Garibalde: “A nossa fauna está sofrendo com o crescimento desordenado da cidade”

Na sessão plenária desta quarta-feira, 10, na Câmara de Aracaju, o vereador Breno Garibalde destacou a necessidade da preservação da fauna na capital sergipana.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Breno Garibalde: “A nossa fauna está sofrendo com o crescimento desordenado da cidade”
 
Muitos animais como jacarés e cobras estão sendo vistos pelas ruas da cidade, principalmente no Jabotiana e Zona de Expansão de Aracaju, região que apresenta um crescimento desordenado nos últimos anos.
 
“Infelizmente o crescimento desordenado da cidade é uma realidade e, com isso, muitos animais estão aparecendo em áreas residências procurando por comida. A gente sabe que eles chegaram primeiro e que a gente ocupou o habitat deles, então precisamos olhar por eles antes que aconteça algum acidente - com humanos e/ou animais”, alerta o vereador.
 
Ainda segundo Breno, é necessário e urgente que o espaço desses animais seja respeitado, como também pensar em desenvolver a cidade de uma forma ordenada e que ande em consonância com o meio ambiente. “Há algumas semanas mostrei aqui um vídeo com árvores sendo derrubadas e aves gritando, animais procurando meios de sobrevivência. Isso é muito preocupante”, complementa o parlamentar. 
 
Breno acrescenta que, quando o quando o Tecarmo era administrado pela Petrobras, a empresa realizava o serviço de alimentação dos animais que viviam naquela área, como uma forma de prevenção de acidentes para os trabalhadores e pela preservação da fauna.
 
“Infelizmente a atual empresa não faz mais isso e os animais saem de lá para ir atrás de comida pelas ruas da cidade. A Adema tem o trabalho de resgate desses animais, mas não temos local de preservação. Não temos mais lagoas preservadas, porque muitas estão sendo aterradas para construção de empreendimentos e com isso, toda a nossa fauna está se acabando”, pontua o vereador.