12/04/2024 as 08:20

PROJETO

Alese aprova concessão de título para Michele Bolsonaro

Projeto de Resolução gerou polêmica dentro e fora da Casa Legislativa

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Alese aprova concessão de título para Michele Bolsonaro

Foi aprovado por maioria, nessa quinta-feira, dia 11, o Projeto de Resolução Nº11/2023, que concede Título de Cidadania à ex-primeira-dama, Michele Bolsonaro. Inicialmente, estava em pauta o Projeto de Resolução Nº 25/2024, que concedia títulos a Jair Bolsonaro e sua esposa, mas o ex-presidente já tem a cidadania concedida através da Resolução Nº 52, de 20 de dezembro de 2018, quando ainda era deputado federal.

Em Tribuna, durante o pequeno expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o autor de ambos os projetos, deputado Luizão Donatrampi (União Brasil), falou sobre a polêmica levantada com o tema. Ele disse que o trabalho realizado pelo casal durante a pandemia causada pelo novo coronavírus lhes credencia a receber a cidadania sergipana. “Duas pessoas que fizeram muito pelo nosso país. Em um momento tão difícil que o mundo viveu, nós tínhamos um homem e uma mulher de bem para conduzir o rumo do nosso país, assistindo a todos: às pessoas pobres que ficaram sem rumo, às empresas para que não desempregassem em massa, aos municípios”, afirmou Donatrampi. O parlamentar informou que buscará trazer o ex-presidente e a ex-primeira-dama para visitar a Alese e receber os títulos.

Ele ainda destacou a necessidade de garantir que todos possam ter e defender suas opiniões. A Resolução que concede cidadania a Jair Bolsonaro, de autoria do ex-deputado Capitão Samuel, foi aprovado em 2018. Também na Tribuna, a deputada Linda Brasil (Psol) falou sobre alguns dos atos do ex-presidente durante a pandemia. “Esse cidadão fascista que contribuiu para discurso de ódio, para negacionismo que gerou tantas mortes na pandemia. Mesmo já tendo sido aprovado, nós deputados não podemos entregar um título a um cidadão que foi o responsável por uma tentativa de golpe em nosso país em 2022, depois que perdeu as eleições, e que atentou para essa Casa.

O que ele fez não foi tentar destruir só o Governo Federal ou o STF, mas também todas as casas legislativas do nosso país”, falou. Ela citou várias frases ditas pelo ex-presidente sobre diversos assuntos e possíveis acusações judiciais que Michele Bolsonaro pode receber para justificar que este projeto não poderia ser aprovado pela Alese. “A Polícia Federal encontrou mensagens no celular do tenente-coronel Mauro Cid, principal ajudante de ordem do ex-presidente, indicando movimentações financeiras para o pagamento de despesas da família presidencial e de pessoas próximas à ex-primeira-dama, para quem vocês vão entregar título”, disse. A galeria da Alese recebeu muitas pessoas que protestaram, em silêncio, pela concessão do título de cidadania a ambos. Os homens e mulheres seguraram cartazes com dizeres contra a aprovação.