08/06/2024 as 02:51

ENTREVISTA

“Estou entusiasmado com uma possível pré-candidatura à Prefeitura de Aracaju”

Valadares Filho | Presidente estadual do Solidariedade

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Os Valadares, de Simão Dias, andaram por alguns anos um tanto esquecidos no cenário político estadual. Pai e filho se abrigaram no PSB, agremiação pela qual Valadares Filho disputou a eleição de 2022, perderam a sigla para o vice-governador Zezinho Sobral, assumiram o comando do Solidariedade, um partido próximo ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e agora o presidente da agremiação em Sergipe tem sido cogitado como possível candidato à Prefeitura de Aracaju (SE).
Valadares Filho deixa claro que tem conversado com o PT, o PSD, do governador Fábio Mitidieri, o PV, de Reynaldo Nunes, o PC do B, de Edval Góis, e está aberto ao diálogo. Ele destaca, em entrevista ao Jornal da Cidade: Meu pai e Belivaldo (Chagas – ex-governador de Sergipe e agora ex-inimigo político) estão com uma boa convivência novamente e isso me deixa em paz!”
Leia a seguir os principais trechos da entrevista.

 


Por Eugênio Nascimento


JORNAL DA CIDADE - O Solidariedade será aliado do PT ou do PSD do governador Fabio Mitidieri? Por quê?
VALADARES FILHO - Estamos buscando diálogo com os partidos democráticos e do campo progressista, que é o nosso caminho. O PSD é parceiro na ajuda da reconstrução do Brasil no governo do presidente Lula. Sou uma pessoa de diálogo sempre, principalmente quando estão em jogo projetos que são benéficos para a população. Na última quinta-feira, encontrei com o presidente estadual do PT, o deputado federal João Daniel, com quem conversei sobre o quadro político de Aracaju. Também tive encontro em Brasília com o presidente estadual do PV, Reynaldo Nunes, e em Aracaju, com o presidente estadual do PCdoB, Edval Góis. Ambos manifestaram simpatia por uma possível candidatura minha para prefeito de Aracaju.

JC - O senhor pretende disputar a Prefeitura de Aracaju? Por quê?
VF - Após a sugestão do meu partido, o Solidariedade, para que eu analise a possibilidade de disputar a prefeitura de Aracaju, tenho refletido muito sobre a responsabilidade que sempre tive com o futuro da minha cidade. Com isso, tomei a decisão de procurar os partidos do campo democrático e progressista para um diálogo franco sobre o quadro político da nossa capital. Portanto, estou entusiasmado com uma possível nova pré-candidatura.

JC - O Solidariedade poderá ser aliado do governador Fabio Mitidieri e do prefeito Edvaldo Nogueira nas eleições deste ano? Apoiaria Luiz Roberto (PDT)?
VF - Temos uma ótima relação institucional que, consequentemente, abre diálogo político para o presente e para o futuro dentro de uma frente ampla de apoio ao presidente Lula na reconstrução do país. Tenho conversado com o prefeito Edvaldo, o PDT é um partido de lutas democráticas e com uma relação nacional muito próxima ao Solidariedade.

JC - Um acordo político eleitoral este ano deverá ser mantido para 2026?
VF - Defendo projetos políticos duradouros, que prestigiem aliados, conservem alianças e ampliem possibilidades. Sem dúvida, alianças na eleição de Aracaju vão refletir para 2026.

JC - As conversações entre o governador Fabio Mitidieri e Valadares anteontem podem significar um passo para um acordo político? De que tipo?
VF - Ambos discutiram temas da atualidade política e da economia sergipana, em cuja conversa revelou as prioridades do governo de Sergipe, visando o desenvolvimento do estado. Como também o governador recebeu um convite para conceder uma entrevista no programa Domingo Bom que ele apresenta na Rádio Cidade FM 99,5, de Simão Dias. Para alegria de meu pai, de imediato, Fábio aceitou o convite e já agendou a entrevista para o dia 16, presencialmente.

JC - Os Valadares estão também se reaproximando do ex-governador Belivaldo Chagas? Por quê?
VF - Tenho uma relação respeitosa com ex-governador. Meu pai e Belivaldo estão com uma boa convivência novamente e isso me deixa em paz! Afinal, foram décadas de uma história política e pessoal juntos!

JC - Se houver acordo com o bloco de Fabio Mitidieri, isso vale para todo o estado?
VF - Não tenho conversado sobre aliança política com o governador. Mas, reafirmo que temos uma ótima relação institucional.