03/07/2025 as 09:29

COOPERATIVAS

Governo de Sergipe apoia catadores com Coleta do Bem nos festejos juninos.

Em Capela e em Nossa Senhora do Socorro, a ação foi realizada em parceria com as prefeituras locais, beneficiando 33 catadores de cooperativas locais

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), executou o projeto Coleta do Bem, durante os festejos juninos deste ano. A iniciativa disponibilizou cerca de 300 kits de Equipamentos de Proteção Individual e de higiene pessoal para catadores de materiais recicláveis que atuaram nas festas de Aracaju, Capela e Nossa Senhora do Socorro.

As ações resultaram na arrecadação de mais de 19 toneladas de resíduos recicláveis,entre pet, plástico, vidro e latinha, que comprovam o forte impacto ambiental e econômico do projeto. Somente no Estação Acolher, em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), que aconteceu durante o Arraiá do Povo, de 30 de maio a 29 de junho, foram entregues 210 kits aos catadores, que foram capacitados enquanto agentes ambientais, e 17,5 toneladas de materiais recicláveis foram recolhidos, resultando em mais de R$ 80 mil gerados em renda para os trabalhadores autônomos.

Em Capela e em Nossa Senhora do Socorro, a ação foi realizada em parceria com as prefeituras locais, beneficiando 33 catadores de cooperativas locais, que atuaram de 27 a 29 de junho, no São Pedro de Capela 2025 e no Forró Siri 2025, respectivamente.

A secretária de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas, Deborah Menezes Dias, destacou a satisfação com o alcance das ações e a consolidação do projeto como uma política pública reconhecida pela sociedade. “Estamos muito felizes em ver o Coleta do Bem se expandindo e alcançando novos municípios, cumprindo o objetivo de atender eventos em todo o estado. Mais do que distribuir kits, estamos apoiando uma categoria essencial, gerando renda, promovendo a inclusão produtiva e reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade. É gratificante ver a sociedade reconhecer e valorizar cada vez mais a importância dessa iniciativa”, ressalta.

Contribuindo com a economia circular, com a sustentabilidade e valorizando os trabalhadores da reciclagem que atuam durante grandes eventos, o projeto Coleta do Bem tem se destacado como uma política pública eficaz do Governo de Sergipe. O projeto, que tem como objetivo atuar em todos os eventos inseridos no calendário oficial do estado, já realizou entregas em diversos municípios, como Aracaju, Estância, Pirambu e Canindé de São Francisco, consolidando-se como uma estratégia voltada à valorização de quem cuida do meio ambiente durante as grandes festas.

Para garantir segurança e dignidade no exercício da atividade, cada catador recebe um kit com itens essenciais de proteção e higiene, como camisas com proteção UV, boné tipo árabe, botas de couro, luvas de segurança, protetor auricular, protetor solar, ecobag, shampoo, condicionador, sabonete, desodorante, escova e creme dental, além de absorventes para as mulheres.

A catadora Fernanda Silva, presidente da Cooperativa de Catadores e Coletores de Materiais Recicláveis Lux Cooperlux, destaca a importância da ação para garantir melhores condições de trabalho e geração de renda durante os festejos juninos. “Os kits com EPIs que recebemos são maravilhosos, tudo bem direitinho e importante. Agradecemos muito por esse apoio e estamos aqui na luta para colocar para frente esse projeto incrível que é o Coleta do Bem”, destaca.

O Coleta do Bem é desenvolvido pela Semac, com o apoio das Secretarias de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) e do Emprego, Trabalho e Empreendedorismo (Seteem).