03/07/2025 as 16:58

TRANSPARÊNCIA

Prefeitura de Aracaju discute LDO para 2026 em audiência pública na CMA

Também foram exibidos vídeos com registros das reuniões públicas realizadas nos bairros, nas quais moradores e vereadores contribuíram com sugestões

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Prefeitura de Aracaju discute LDO para 2026 em audiência pública na CMAMariana Bispo/Ascom Seplog

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) participou da Audiência Pública da Câmara Municipal, realizada nesta quarta-feira, 2, para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O evento, que aconteceu no Plenário da Câmara, teve como objetivo ouvir demandas da população e grupos da sociedade civil sobre as questões sociais que requerem recursos públicos e devem estar previstas no orçamento além de esclarecer os principais pontos da proposta que orientará a elaboração da estimativa de custos para 2026.

O secretário da Seplog, Thyago Silva, reforçou o compromisso da Prefeitura com a transparência e a escuta popular. "O compromisso da gestão da prefeita Emília Corrêa é com uma cidade mais transparente e participativa. Essa audiência reforça esse princípio, permitindo que a população acompanhe de perto a construção das diretrizes orçamentárias que irão nortear o orçamento de 2026. A Lei de Diretrizes Orçamentárias não apenas orienta o uso dos recursos públicos, como também garante que os investimentos estejam alinhados com as reais necessidades da população, ouvidas nas audiências realizadas nos bairros e agora debatidas neste espaço democrático, junto ao Legislativo", destaca.

A gestora da Coordenadoria Geral de Orçamento (Cogeor/Seplog), Nataly Rocha explicou que a LDO é uma peça fundamental tanto para a gestão quanto para a população. “Ela serve como um mapa que orienta os próximos passos do Executivo. Já para a população, garante que as políticas públicas cheguem de forma mais eficiente. Estarmos na Câmara de Vereadores e compartilharmos este processo de construção com o legislativo é essencial, pois conecta os anseios da população com a execução das ações pela Prefeitura”, afirma.

Durante a audiência, também foram exibidos vídeos com registros das reuniões públicas realizadas nos bairros, nas quais moradores e vereadores contribuíram com sugestões. Parte dessas propostas já foi acolhida no texto da LDO, no objetivo de tornar Aracaju uma cidade mais digna, acessível e inovadora, baseada em princípios como equidade, participação e sustentabilidade. Esta visão tem sido essencial para guiar a construção dos projetos e metas da administração.

Como presidente da Comissão de Finanças da Casa Parlamentar, o vereador Levi Oliveira (PP) elogiou o esforço da Seplog em dialogar com a sociedade e tornar o planejamento orçamentário mais transparente. “Considero bastante positivo o processo de construção da LDO e a presença da Seplog, hoje, na Câmara. Este momento de amplo diálogo oportuniza uma discussão mais ampla antes da votação. A Lei de Diretrizes é a primeira peça do planejamento orçamentário, conectada ao Plano Plurianual (PPA) e à Lei Orçamentária Anual (LOA), e nosso papel agora é analisar, propor emendas, se necessário, e garantir que ela reflita as reais necessidades da capital”, pontua.

A próxima etapa será a tramitação do projeto de lei dentro das comissões da Câmara, e nesta etapa os vereadores poderão sugerir emendas antes da votação em plenário. Nos próximos meses, a Seplog também apresentará o PPA e a LOA, concluindo o ciclo de planejamento da gestão municipal para os anos que virão.