17/07/2025 as 09:15
INVESTIMENTOSEstado possui o menor nível de endividamento da história, anuncia Fábio Mitidier
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O governador Fábio Mitidieri apresentou, na quarta-feira, 16, em coletiva à imprensa, resultados conquistados pela gestão estadual nos últimos 30 meses e o planejamento para o médio e longo prazos, por meio do Desenvolve Sergipe, um novo ciclo de investimentos estruturantes que transformará a realidade do estado. Com a Fase 2 do Acelera Sergipe, Pró-Rodovias e mais de 160 novas obras previstas para o estado, o Desenvolve Sergipe deve disponibilizar R$ 4,48 bilhões para o estado nos próximos anos.
Segundo o governador, os investimentos do programa de infraestrutura Desenvolve Sergipe vão garantir o desenvolvimento do estado para diversas gerações, assim como a competitividade futura na atração de empresas diante das mudanças previstas pela Reforma Tributária. “Vamos fazer os investimentos necessários, mostrando nossa saúde fiscal.O momento que Sergipe atravessa é único, e vamos aproveitar essa oportunidade para que o estado se desenvolva ainda mais. Com mais infraestrutura, vêm mais empresas para o estado e geração de emprego e renda para a atual e futuras gerações. Os recursos gerarão ainda mais oportunidades para nossa população”, ressaltou.
A solidez fiscal de Sergipe permite que parte desses recursos seja acessada por meio de operação de crédito junto a instituições financeiras, com condições favoráveis para o estado. A estratégia já é adotada por outros estados, como São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Bahia e Pernambuco. “Esses recursos vão ser captados a juros de 6% ao ano, diante do momento fiscal favorável que conquistamos. O estado tem recursos, como os da Deso, que estamos capitalizando a 15% ao ano. Então posso ter um recurso mais barato no mercado, com carência. Do ponto de vista da gestão, nós estamos fazendo o que é mais inteligente. Grandes estados e países fazem dessa maneira”, destacou Mitidieri.
De acordo com a secretária de Estado da Fazenda, Sarah Tarsila, o estado trabalhou para consolidar sua saúde fiscal e segue se planejando com responsabilidade. “A gestão é fiscalmente conservadora. Jamais vamos pensar em endividar o estado acima das nossas possibilidades e da nossa capacidade de pagamento. A gente tem que aproveitar esse momento para beneficiar as várias gerações. São obras que ficarão para os filhos e netos da população sergipana. E mais infraestrutura atrai mais empresas, mais geração de emprego, renda e arrecadação. E, quando aumentamos a arrecadação, conseguimos proporcionar mais saúde, mais educação e mais segurança aos sergipanos”, elencou a gestora da Sefaz.
Fábio lembrou que o estado de Sergipe tem, atualmente, o menor endividamento da história e um dos menores do país. “Hoje, o endividamento do estado corresponde a 4,5% da Receita Corrente Líquida, o que é, de longe, o menor endividamento da nossa história. Com a operação de crédito prevista, será de 10% a 15%, o que continua sendo o menor endividamento da história do estado”, informou.
A vice-líder do governo na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputada estadual Kitty Lima, sublinhou que é preciso deixar claro para a população a necessidade de aproveitar o bom momento vivido por Sergipe. “O limite de endividamento dos estados, estabelecido pelo Senado Federal, é de 200% da Receita Corrente Líquida (RCL). Hoje, nós estamos com 4,5%, ou seja, é histórico. Então, esse crédito vem em boa hora para a modernização do estado e melhoria das nossas rodovias. Sergipe nunca cresceu tanto como está crescendo agora, na gestão do governador Fábio Mitidieri”, enfatizou a parlamentar.