27/08/2025 as 08:17

DIÁLOGO

Linda Brasil visita aldeia Xokó e reforça compromisso com a comunidade

A visita começou no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Indígena, onde a parlamentar foi recebida por lideranças e moradores da aldeia.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Nessa segunda-feira, 25, a deputada estadual Linda Brasil (Psol) esteve no território do povo indígena Xokó, no município de Porto da Folha, em um dia de escuta e diálogo com a comunidade. A visita começou no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Indígena, onde a parlamentar foi recebida por lideranças e moradores da aldeia.

Durante a reunião, as lideranças apresentaram uma série de reivindicações, que vão desde melhorias na assistência social, saúde e educação até questões estruturais, como as dificuldades de acesso à comunidade, que está localizada às margens do rio São Francisco, com acesso por uma rodovia de aproximadamente 12km de chão batido. Também foram destacadas necessidades internas da comunidade, como a criação de um Centro Cultural para fortalecer tradições religiosas e culturais, a estruturação da associação de mulheres indígenas.

Uma das demandas apontadas foi em relação à merenda escolar, que, segundo denunciou uma mãe indígena, chega em quantidade insuficiente. Linda visitou a escola da aldeia e reafirmou seu compromisso com as demandas apresentadas. A parlamentar também foi homenageada pela comunidade por ser autora da lei que reconhece oficialmente como patrimônio cultural e imaterial de Sergipe as festividades realizadas em 9 de setembro em celebração ao povo Xokó.

Além disso, a comunidade escolar também agradeceu a parlamentar pela destinação de uma emenda de R$ 30 mil para a escola indígena, recurso que permitirá a criação de um espaço de artesanato para estudantes. O valor já está disponível e, nos próximos dias, técnicos da Secretaria de Estado da Educação devem visitar a unidade para orientar sobre a aplicação dos recursos.

Em sua fala, a deputada destacou a importância do reconhecimento histórico e da responsabilidade do Estado.

“É muito simbólico esse momento, principalmente no Agosto Indígena, que também foi criado por meio de uma Lei de minha autoria. Foi um dia de muita troca, de escuta e acolhimento. Saio daqui com ainda mais compromisso de lutar pelas pautas do povo Xokó. A criação do Centro Cultural e o fortalecimento da associação de mulheres são demandas fundamentais que reforçam a identidade e a dignidade dessa comunidade. Vamos buscar alternativas para viabilizar recursos, mas também cobrar que o governo do Estado faça sua parte, porque não se trata de favor, mas de um dever das instituições públicas”, afirmou Linda Brasil.

A deputada também reforçou a urgência das reivindicações ligadas à infraestrutura. “Não é admissível que idosos, gestantes e demais pessoas indígenas da comunidade precisem enfrentar quase 12 quilômetros de estrada em condições precárias para acessar serviços básicos. É dever do Estado e do Município garantir cidadania e dignidade ao povo Xokó”, disse.

O cacique Bá agradeceu a presença da parlamentar e ressaltou o reconhecimento da comunidade. “Agradecemos a deputada Linda Brasil por estar conosco, pela atenção e pela defesa firme dos povos indígenas aqui de Sergipe. Queremos que venha mais vezes, porque a sua presença fortalece nossa luta. Toda a comunidade reconhece o esforço e o compromisso dela, não só com os Xokó, mas com todos os povos indígenas e comunidades tradicionais do estado”, declarou o cacique.