12/09/2025 as 09:19
CADASTRO RESERVAA oferta determinada pelo governo contempla 300 vagas, com formação de cadastro reserva.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Durante sessão plenária nesta quinta-feira, dia 11, a deputada estadual Linda Brasil (Psol) criticou a quantidade de vagas anunciadas para o concurso público do magistério da rede estadual de Sergipe. “É vergonhoso o anúncio de um concurso público que representa apenas 6,6% da verdadeira demanda do nosso estado. Espero que o governo reveja esse quantitativo e aumente a quantidade de vagas. Não adianta fazer propaganda de concurso público se ele não contempla nem 10% da demanda de professores e professoras de sala de aula”, destacou a deputada. A oferta determinada pelo governo contempla 300 vagas, com formação de cadastro reserva.
De acordo com a parlamentar, esse número é insuficiente diante do dsão mais de dez anos que o Estado vem mantendo contratações temporárias, violando a lei, quando deveria realizar concurso público para o preenchimento correto das vagas, garantindo uma educação pública de qualidade. “Ofertar apenas 300 vagas está muito aquém da real necessidade de professores. Já cobramos o aumento de vagas e pedimos ação do Ministério Público”, informou o presidente. O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) também utilizou o pequeno expediente para criticar a postura do governo. “O governador, na verdade, não quer resolver o problema da falta de professores. Ele tem dificuldades de dialogar com os profissionais da educação, apesar das diversas manifestações. Direitos são frequentemente cortados”. O Governo do Estado informou que, além das vagas autorizadas, os excedentes do cadastro reserva poderão ser convocados caso seja constatada a necessidade e haja disponibilidade financeira, mas não apresentou um cronograma detalhado para isso.éficit real de profissionais. “Existe um déficit de mais de 4.500 professores na rede estadual.
O concurso não chega nem a 10% da necessidade real nas escolas”. O S i n d i c a t o d o s Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese) já solicitou a intervenção do Ministério Público de Sergipe (MPSE) para ampliar o número de vagas. Em 22 de julho, o MPSE havia emitido parecer favorável à realização do concurso. O presidente do Sintese, Roberto Silva, afirmou que