16/05/2018 as 15:18

Saúde

Governo afirma que tratamento de câncer no Huse terá continuidade com a chegada de medicamentos

Os tratamentos chamados de ‘quimioterapia branca’ foram retomados nesta terça-feira, 15.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, está realizando a compra de 1.800 caixas do medicamento Taxol (Paclitaxel), utilizado para tratamento de quimioterapia de alguns tipos de câncer e, assim, tentando dar continuidade ao recurso terapêutico no setor de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Das caixas, uma parte já chegou em Sergipe e foi distribuída para a unidade hospitalar na última segunda-feira (14). Os tratamentos chamados de ‘quimioterapia branca’ foram retomados nesta terça-feira (15). De acordo com a SES, o restante do medicamento será enviado pela empresa responsável e deverá chegar a Sergipe em breve.

Segundo o diretor de Suprimentos e de Patrimônio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Cristiano de Melo, o objetivo da secretaria é deixar o estoque do medicamento sempre em alta, para que não haja mais a falta do fornecimento aos pacientes. “De três em três meses, o Centro de Distribuição faz a solicitação do medicamento. Nós pedimos 1.800 caixas para os próximos três meses, devido ao cálculo de consumo médio da unidade, com certa margem de folga, que é em torno de 600 caixas por mês. Já chegou a primeira remessa, com 400 caixas, e no decorrer dos próximos dias, deverá chegar a segunda parte”, explicou.

Tratamentos regularizados

A resolução do impasse se deu após reunião do governador Belivaldo Chagas com a direção da secretaria, na última semana, onde ficou determinado o retorno do fornecimento do remédio o mais rápido possível.

Para o superintendente do Huse, Darcy Tavares, a medida foi fundamental para a retomada da disponibilização dos medicamentos aos pacientes. “A intenção do governo do Estado é a de regularizar o fornecimento dos quimioterápicos. Essa ação já começou a ter resultado hoje, com a chegada do principal medicamento, o Taxol, que estava sendo muito procurado pelos pacientes. O abastecimento deve ser feito de forma regular, essa foi uma determinação dada à diretoria financeira da SES, que esteve aqui fazendo um levantamento das necessidades imediatas, para que pudessem ser supridas de forma mais rápida, sem mais interrupções. Essa é uma ação que comprova a sensibilidade do governador em relação aos problemas da saúde”, afirmou.

Usuária da medicação, a dona de casa Delma Maria Cruz Santos, que iniciou as quimioterapias contra o câncer há um mês, comemorou a chegada do Taxol, fármaco essencial no tratamento dela. “Tenho mais nove sessões pela frente e fico feliz com a aquisição do governo destas caixas para que o nosso tratamento seja finalizado sem interrupções. É um medicamento importantíssimo para o tratamento de câncer”, ressaltou.

 

ASN