04/07/2018 as 13:57

Saúde

Unidade móvel de Saúde do Homem atende em General Maynard e Itaporanga

O objetivo é fazer um diagnóstico precoce de possíveis patologias.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Unidade móvel de Saúde do Homem atende em General Maynard e ItaporangaFotos: Ascom/SES

Durante todo o dia desta quarta-feira, 4, a Unidade Móvel de Saúde do Homem estará no município de General Maynard, realizando consultar e avaliações médicas em pacientes da região. A Unidade conta com seis técnicos da SES entre eles um médico cardiologista generalista que atendeu cerca de 40 pacientes homens na escola estadual Profª. Maria Conceição de Santana.

 

O objetivo é fazer um diagnóstico precoce de possíveis patologias bem como dar o encaminhamento aos tratamentos necessários na rede municipal, em acompanhamento integral.

 

Desde junho deste ano, o Projeto Saúde do Homem da SES tem levado prevenção e tratamento a vários municípios do interior de Sergipe como Tobias Barreto, Pedrinhas, Pirambu e Itabaianinha. Amanhã, 7, a partir das 8h, será a vez de Itaporanga receber a Unidade Móvel no Colégio Estadual Felisbello Freire.

 

De acordo com o coordenador Estadual de Saúde do Homem, Demétrio Sérgio dos Reis, os pacientes recebem uma senha e passam por uma pré-consulta de enfermagem. “Nessa pré-consulta sãos medidos os índices glicêmico e de massa corporal, aferida a pressão arterial e com esses dados o paciente vai para a consulta com o médico já com informações que servirão de base para a avaliação e os encaminhamento serão dados para a rede de saúde municipal. A nossa Unidade Móvel fica no município até a demanda se esgotar”, explica.

 

Gilberto Calmon tem 57 anos e foi à Unidade Móvel, realizou a triagem médica, realizou a consulta e saiu satisfeito. “Gostei muito de ter esse atendimento disponível e de forma tão rápida com os profissionais muito solícitos e explicando todos os passos. Saio daqui tranqüilo em saber que estou bem e estimulado a fazer exames específicos para continuar cuidando da saúde de forma preventiva”, conta.

 

Roda de conversas

 

Julho é dedicado à prevenção das hepatites e é pensando nisso que a SES aproveita as ações da Unidade Móvel para dialogar com homens dentro do eixo deles que são as doenças crônicas não transmissíveis e as transmissíveis como as ISTs/Aids.

 

“Enquanto os pacientes aguardam atendimento, conversamos com eles sobre a importância da prevenção dessas doenças e tem sido uma oportunidade desses homens das mais variadas faixas etárias tirarem suas dúvidas sobre as hepatites e ISTs”, informa Demetrio.

 

Com informações da ASN