08/08/2018 as 09:14

Pet

CCIH autoriza visita de pets no Hospital São Lucas

Pacientes internados poderão receber visitas dos seus animais de estimação

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Os pacientes internados no Hospital São Lucas podem receber a visita de seus animais de estimação. A decisão foi tomada durante uma reunião ordinária da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH/SCIH) realizada em junho viabilizando o “Projeto Pet” idealizado pelo setor de Acolhimento e Hotelaria do Hospital São Lucas.
De acordo com a encarregada Fernanda Andrade, o projeto traz inúmeros benefícios ao paciente levando a este conforto emocional e alívio da ansiedade causada pela hospitalização, além de tornar o ambiente mais acolhedor e alegre. “A ideia é proporcionar ao paciente que está internado momentos de prazer e alegria ao lado do seu bichinho de estimação”, comentou ela.

                                                   

Mas para o acesso do animalzinho na unidade de saúde, alguns critérios pré-definidos devem ser respeitados. Um deles, e o mais importante, é a autorização do médico que estiver assistindo o paciente. Além disso, o acompanhante que levará o animal deverá apresentar um laudo veterinário atestando as boas condições de saúde do bichinho e estar com a vacinação em dia, ser de pequeno porte e estar devidamente encoleirado. É importante lembrar que os pacientes em quimioterapia, transplantados, vítimas de queimaduras e internados no Centro de Terapia Intensiva (CTI) não serão beneficiados no “Projeto Pet”.


Buscando sempre a segurança de seus pacientes, o projeto idealizado pelo hospital também não permite o contanto dos animais aos pacientes em isolamento, pois micro-organismos multirresistentes podem ser transmitidos de pessoas para os animais, promovendo a colonização dos animais por esses agentes.

O bicho de estimação liberado para a visita deve ser transportado em caixas apropriadas, adaptadas ao tamanho e espécie de cada animal. A circulação deve ser restrita e limitada, não sendo permitido acesso às áreas próximas às centrais de esterilização, preparo de medicamentos, farmácia e manipulação de alimentos. Além disso, o hospital determina um local adequado para o encontro do paciente e o animal.


As visitas são sempre realizadas às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h, com a permanência da visita de trinta minutos e deve ser agendada previamente no setor de Ouvidoria através do número 2107-1004.