04/10/2018 as 09:19

Saúde

Duas novas vacinas podem ser incluídas no calendário

A imunização seria com as vacinas pneumo 13 e meningo ACWY.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Duas novas vacinas podem ser incluídas no calendárioFoto: André Moreira/Equipe JC

O Calendário Nacional de Vacinação contempla não só as crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. Ao todo, são disponibilizadas 19 vacinas cuja proteção inicia ainda nos recém-nascidos, podendo se estender por toda a vida. E o Ministério da Saúde já estuda incluir duas novas vacinas no calendário de vacinação dos brasileiros: a pneumo 13 e a ACWY.


De acordo com matéria publicada na Agência Brasil, a previsão é de que no próximo ano as doses já estejam disponíveis. A pneumo 13 será para indivíduos imunodeprimidos – e que só será feita em centros de referência para imunobiológicos especiais – e a vacina meningo ACWY para adolescentes de 12 e 13 anos.


De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações, a vacina pneumo 13 previne cerca de 90% de doenças graves como pneumonia, meningite e otite, causadas por um total de 13 sorotipos de pneumococo. Já a meningo ACWY protege contra meningites e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.


Durante a 20ª Jornada Nacional de Imunizações, no Rio, foram anunciadas ainda a ampliação da vacina dTPa – que combate a difteria, o tétano e a coqueluche – para estagiários de medicina, enfermagem e fisioterapia e uma alteração no tratamento de pré-exposição da raiva, que passará a ser feito não mais em três, mas em duas doses.


Aplicativo Vacinação em Dia
O Ministério da Saúde disponibiliza aos usuários de smartphones e tablets um aplicativo capaz de gerenciar cadernetas de vacinação cadastradas pelo usuário, além de abrigar informações completas sobre as vacinas disponibilizadas pelo SUS e uma função com lembretes sobre as campanhas sazonais de vacinação.


O aplicativo Vacinação em Dia permite que você crie e acompanhe cadernetas de vacinação, marcando a data da imunização e agendando a próxima. O usuário recebe lembretes sobre as campanhas sazonais de vacinação promovidas pelo Ministério da Saúde e encontra um detalhamento de todas as vacinas disponibilizadas pelo SUS.


O aplicativo calcula, a partir da inserção da primeira vacina no calendário, quando o usuário deve comparecer ao posto de vacinação para uma nova imunização e envia um lembrete por mensagem. Os calendários de vacinação cadastrados no aplicativo Vacinação em Dia podem ser enviados via e-mail para impressão.

Grecy Andrade/Equipe JC