05/10/2018 as 11:05

Evitar desidratação

Hemose orienta que para doar sangue o organismo deve estar hidratado

De acordo com a SES, é importante adotar alguns cuidados para evitar desidratação.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Hemose orienta que para doar sangue o organismo deve estar hidratadoFoto: Divulgação

Nos meses de calor intenso, com sensação térmica elevada, acima de 30 °C, é importante adotar alguns cuidados para evitar desidratação. De acordo com o serviço de Coleta do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), gerenciado pela Fundação Parreiras Horta, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesses períodos de alta temperatura o recomendável é ingerir de dois a três litros de água ao dia, especialmente, no dia da doação de sangue.

O enfermeiro Reinaldo Melo, responsável técnico pela coleta no Hemose, explica que o triador clínico do Hemose é treinado para avaliar as condições de saúde do voluntário apto à doação. “Estar bem de saúde é um dos critérios para realizar o ato de doar sangue. Por isso que o voluntário deve ficar atento para o seu estado de hidratação, aumentando o consumo de água e sucos de frutas naturais”, informa.

O enfermeiro cita, ainda, que devido à falta de hidratação no organismo, o sangue sofre um aumento da viscosidade, o que torna a veia mais difícil de procurar, ocasionando um desconforto no momento da punção para coleta da bolsa de sangue. “Em uma situação normal, o acesso da veia é rápido, sendo assim, a coleta do sangue dura em média de cinco a oito minutos, do contrário, essa coleta pode ultrapassar dez minutos”, explica Melo.

Os cuidados de saúde orientados pelo Ministério da Saúde (MS), através de legislação específica, visa garantir a segurança do doador e do receptor. “Todas as recomendações são para o bem estar do doador e para que ao final do processo, ele não venha sofrer com tontura ou uma vertigem. As oscilações da pressão arterial e da frequência cardíaca podem ser evitadas se o voluntário estiver bem hidratado e alimentado. Por isso, após a doação é oferecido um lanche para ajudar o organismo a repor o líquido doado”, alerta o profissional.

Doação de sangue

Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, idade entre 16 anos completos e 69 anos, peso acima de 50 quilos. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original com foto, válido em todo território nacional. Mais informações sobre o serviço através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.