10/10/2018 as 11:18

Outubro Rosa

Caminhada das Vitoriosas faz alerta e propõe apoio às mulheres com câncer

Cerca de 400 mulheres foram às ruas hoje na caminhada promovida pela Associação dos Amigos da Oncologia (AMO).

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Caminhada das Vitoriosas faz alerta e propõe apoio às mulheres com câncerFoto: André Moreira/Equipe JC

A Associação dos Amigos da Oncologia (AMO) promoveu na manhã desta quarta-feira, 10, a Caminhada das Vitoriosas. A concentração ocorreu na sede da AMO, no Bairro Cirurgia, em Aracaju. Ao som de jingles da Campanha Outubro Rosa, a caminhada percorreu as principais ruas do bairro e encerrou no centro comercial da capital. A ação teve por objetivo chamar a atenção da sociedade para os cuidados com a saúde da mulher e, também, apoiar às mulheres em tratamento de combate ao câncer de mama.  

Cerca de 400 mulheres, dentre diagnosticadas, em tratamento ou vencedoras do câncer, foram às ruas para fazer o alerta. Vestidas de rosa, com perucas, lenços, bolas de assopro e apitos, por onde passavam chamavam a atenção e transmitiam a mensagem de alerta. Estudantes de educação física, familiares e apoiadores da causa se uniram à ação.

Segundo a presidente voluntária da AMO, Conceição Balbino, a Caminhada possibilita sinalar para a realização do exame, bem como, propor uma reflexão sobre os cuidados para com a saúde. “Deve ficar o alerta, para que você conheça seu corpo e, na suspeita, procure um profissional de saúde, mas não tenha medo. Caso esteja com câncer, queremos que a mulher descubra de forma precoce, porque as chances de cura são maiores”, afirma.

Atualmente, a AMO acompanha aproximadamente 2.500 pacientes com câncer de vários tipos, que são atendidos devido às doações de parceiros e da disposição de mais de 110 voluntários. Desse total, mais de 880 mulheres passam por tratamento específico de câncer de mama. A caminhada de hoje possibilitou transmitir uma mensagem, mas também apoias às mulheres.

“Nós queremos que cada vez mais essa caminhada tenha mulheres que venceram o câncer. Hoje, chamamos a atenção da sociedade em geral, mas também caminhados em apoio à essas mulheres que estão sendo diagnosticadas, que estão em tratamento há algum tempo, ou que já venceram o câncer”, pontua a presidente Conceição.

O cronograma de atividades continua durante o mês. No dia 27, a partir das 16h, a Orla de Atalaia de Aracaju irá acolher a 4ª Corrida Outubro Rosa de Sergipe. Os interessados em participar podem se inscrever por meio do site.