11/10/2018 as 08:26

Doação

Hemose fechará no feriado do dia 12

A liberação de sangue e hemocomponentes para rede hospitalar segue em regime de plantão 24 horas.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Hemose fechará no feriado  do dia 12

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) informa que o serviço de doação de sangue e o atendimento ambulatorial funcionam normalmente nesta quinta-feira, 11, das 7h30 às 17h, e, na sexta-feira, 12 de outubro, em função do feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, não terá expediente. A liberação de sangue e hemocomponentes para rede hospitalar segue em regime de plantão 24 horas.


“Queremos contar com o apoio dos doadores fidelizados no retorno do serviço na próxima segunda-feira, dia 15, para colaborar com a doação de sangue e recomposição do estoque de plaquetas, que tem validade de cinco dias. O serviço de doação contribui com o tratamento de pacientes que precisam de transfusão de diversos componentes sanguíneos”, ressalta a gerente de Coleta do Hemocentro de Sergipe, enfermeira Florita Aquino.
A indicação para transfusão de sangue compreende uma série de fatores clínicos como pacientes em tratamento oncológico, renal crônico, portadores de leucemias, cirurgias cardíacas e ortopédicas, recém-nascidos, além de pacientes portadores de doenças hematológicas, a exemplo da Anemia falciforme.

Para doar é necessário observar alguns critérios como estar bem de saúde, ter entre 16 a 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos e apresentar documento oficial, com foto válido em todo território nacional, que pode ser carteira de identidade, carteira de trabalho e carteira de motorista, entre outros.

É importante ressaltar alguns cuidados que o voluntário deve adotar na noite anterior à doação de sangue, como por exemplo, dormir pelo menos seis horas e evitar ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação. Já no dia da doação, é necessário comparecer ao serviço estar bem alimentado. Durante a doação é coletada uma bolsa com até 450 ml de sangue.