17/10/2018 as 10:41

Saúde

Estudo alerta para aumento do número de cesáreas no mundo

Mas especialista sergipano não vê aumento exagerado nas cesarianas.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Estudo alerta para aumento do número de cesáreas no mundoFoto: Divulgação

Estudo divulgado no periódico científico The Lancet analisou 169 países referentes ao ano de 2015 e chegou-se à conclusão que a proporção de cesáreas no período cresceu de 16 milhões de nascimentos em 2000, 12% do total, para 29,7 milhões em 2015 (21%). A República Dominicana é o país com a maior taxa, 58,1%. O Brasil e o Egito vêm em seguida, com taxa de 55,5%. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a taxa ideal de partos cesáreos deveria oscilar entre 10% e 15%.


Para o médico especialista em Ginecologia e Obstetrícia, ultrassonografista e professor da Universidade Federal de Sergipe, Paulo César de Andrade Gomes, o aumento de cesarianas tem sido crescente não só no Brasil, mas em todo o mundo. Ele informa que, em média, a taxa de cesáreas hoje na Europa é de 25%, contra 15% há 20 anos. Já nos EUA a taxa é de 32,8% e no Brasil está em 55%.


“O número de cesáreas no serviço público brasileiro está em torno de 40% a 44%, enquanto que nas clínicas privadas é de 80% a 85%, sendo que o recomendado pela OMS é de no máximo 15%. E atualmente a Holanda é o único país que está dentro do recomendado. Quando eu estagiei na Alemanha, na década de 90, a taxa de cirurgias era de 11%. Hoje está entre 23% e 24%”, diz.


Na concepção do médico, não houve aumento exagerado. “Com a melhoria dos métodos de diagnóstico, mais partos cesáreos têm sido realizados por conta do risco de sofrimento feral, o que ocorre muito na população que não tem muito acesso. Essa é uma das razões do aumento”, explica.


Outro ponto, segundo Paulo César, é que a mulher deixou de ser dona de casa para ocupar postos no mercado de trabalho e isso tem adiado a gravidez. Com isso, quanto mais ela estiver acima da faixa etária, mais o bebê corre risco de problemas cromossômicos, por exemplo. “Além disso, as comorbidades como diabetes, hipertensão e os extremos reprodutivos, como uma mulher com idade acima de 35 anos, tem mais incidência de ter cesárea. Outro motivo também é o medo do parto normal”, acrescenta.


Ainda segundo o médico, há certo exagero sobre o parto normal. “Quem vai dizer se será parto normal ou cesáreo são os exames clínicos pré-natais. Pode haver complicações como a redução do líquido amniótico, por exemplo, onde será necessário fazer a cirurgia. Por isso, por mais que haja uma vontade pelo parto normal ou cesárea, os exames é que vão indicar qual será a via”, disse o obstetra, acrescentando ainda que outro fator a ser levado em consideração é a fertilização in vitro.


“Nas gestações por fertilização in vitro, onde pode haver gestação tripla, ninguém vai arriscar um parto normal de trigêmeos, por conta desses fatores: melhora do diagnóstico, fertilização in vitro, postergação da gestação, medo e comorbidade. São fatores que fazem com que a incidência de cesáreas aumente no mundo”, concluiu Paulo César de Andrade Gomes.

Grecy Andrade/Equipe JC