22/10/2018 as 10:30

Saúde

Mamografia aumenta chance de cura do câncer de mama

Mas índice de cobertura de SE está muito longe do recomendado pela OMS

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mamografia aumenta chance de cura do câncer de mamaFoto: Divulgação

A mamografia ainda hoje é o principal exame que auxilia na previsão precoce do câncer de mama. O exame é o instrumento que mostra lesões em fase inicial, ainda muito pequenas, medindo milímetros. Se descoberta no início, a chance de cura é de quase praticamente de 100%. O índice de cobertura mamográfica do país não chega a 25%, Sergipe tem cerca de 20% de índice de cobertura, muito longe dos 70% recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).


De acordo com a medida mastologista, Paula Saab, No Brasil, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomenda a mamografia anual para as mulheres a partir dos 40 anos de idade, visando ao diagnóstico precoce e a redução da mortalidade. Tal medida difere das recomendações atuais do Ministério da Saúde, que preconiza o rastreamento a cada dois anos, a partir dos 50 anos, excluindo dos programas de rastreamento uma faixa importante da população (mulheres entre 40-49 anos), responsável por cerca de 15-20% dos casos de câncer de mama.


“Entre os fatores que que contribuem para baixa cobertura mamográfica estão a falta de acesso ao exame, a falta de informação das pacientes, a falta de aparelhos disponível, a falta de locomoção das pacientes, a má qualidade dos exames e a falta de rastreamento e controle desses resultados. Com a baixa cobertura mamográfica, a falta de acesso ao exame, consulta, diagnóstico e tratamento, vamos ter uma taxa de mortalidade muito maior. E é isto que vem ocorrendo nas regiões com menor índice de desenvolvimento, a mortalidade está aumentando”, coloca.


Além de ter atenção com a regularidade do exame, a médica alerta que o sobrepeso e obesidade são fatores que aumentam o risco de câncer. “Por isso, perder peso, realizar exercício físico regularmente, ter uma alimentação mais natural possível sem alimentos ultraprocessados contribuem na prevenção da doença”, acrescenta.


A médica frisa que a mamografia diagnóstica, assim como outros exames complementares com finalidade de investigação de lesões suspeitas da mama, pode ser solicitada em qualquer idade, a critério médico. “A mulher não precisa ter a idade mínima para a realização do exame, a qualquer suspeita, a gente pede os exames de rastreamento para ver se há lesão e assim elaborar o plano de tratamento”, disse Paula Saab, acrescentando ainda que é necessário mais engajamento do poder público sobre assunto.


“Não vejo uma mobilização social ou um programa de rastreamento da população que necessita realizar o exame. Há uma demanda social muito grande e que muitas vezes não tem acesso a mamografia, população essa que tem uma lesão e suspeita, mas não tem o diagnóstico e o tratamento adequado”, concluiu a mastologista, Paula Saab.

Por Grecy Andrade/Equipe JC