24/12/2018 as 10:03

Doação

Hemose convoca doadores de sangue para reforçar estoque

A meta da campanha é atingir uma coleta de pelo menos 120 bolsas por dia.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Hemose convoca doadores de sangue para reforçar estoque

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) convoca doadores de sangue para manter o estoque dentro da normalidade neste final e início de ano. A meta da campanha é atingir uma coleta de pelo menos 120 bolsas por dia. Mesmo o estoque estando abastecido, o que é algo inédito para um final de ano, o Hemose reforça a importância do comparecimento dos doadores.


“Durante esse período de feriados prolongados, o Hemose trabalha com uma programação de campanhas para reforçar o estoque. Intensificamos os pedidos principalmente daqueles doadores regulares. E neste final de ano estamos com o estoque abastecido, temos 900 bolsas concentradas de hemácias e 70 unidades de plaquetas”, informou Rosângela Cruz, assessora de Comunicação do Hemose.

Cada bolsa de sangue dá para salvar até quatro vidas. E, diariamente, cerca de 60 bolsas são enviadas para a rede hospitalar, além das maternidades Nossa Senhora de Lourdes e Santa Isabel. Por dia, cerca de 80 a 90 doadores comparecem à unidade de doação, mas o ideal é cerca de 120 doações por dia.


“Durante a doação, é feita coleta da bolsa total. Mas quando o sangue vai para o laboratório realizar a análise sorológica ele passa por um processo de separação das hemácias, plaquetas e plasma. A plaqueta, no entanto, é um hemocomponente que só tem validade de cinco dias, já as hemácias duram 40 dias. Por isso, como dia 24 e 31 são pontos facultativos e também não vamos abrir nos dias 25 e 31, temos que manter os estoques com número suficiente por conta desse feriado. Com exceção desses dias, nos demais o horário de funcionamento será das 7h30 às 17h”, disse.


É importante ainda reafirmar que o Hemose precisa dos doadores regulares. As mulheres podem doar a cada três meses e os homens a cada quatro meses. “Nessa reta final de virada de ano estamos trabalhando a conscientização das pessoas. Por isso convocamos os doadores regulares para que compareçam ao Centro de Hemoterapia, inclusive os doares de sangue O negativo, que são doadores universais.


Doação
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos, estar bem alimentado e apresentar documento de identificação com foto. Com relação aos impedimentos temporários, não pode doar por um período de um ano quem fez tatuagem ou colocou piercing e mulheres gestantes ou que estejam amamentando. Mais informações sobre os serviços através dos telefones: (79) 3225-8039 e 3259-3174.