07/01/2019 as 11:12

Aprendizado

Aprender oratória desde criança promove melhora no aprendizado escolar

Especialista afirma que curso de oratória na infância consegue reduzir até a timidez.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Aprender oratória desde criança promove melhora no aprendizado escolar

A infância é o período em que o cérebro consegue aprender muito mais rápido e está ávido por informações. Ou seja, tudo o que a criança faz nesta fase da vida será de enorme influência para o seu futuro como adulto. É por isso que a oratória - a arte de se comunicar de maneira clara e objetiva com um conjunto de regras, técnicas e estratégias de persuasão que atraiam a atenção do público-alvo - é benéfica, ainda mais a longo prazo, para o sucesso profissional. Ao treinar a criança a falar em público com segurança, naturalmente haverá uma redução da timidez, o que a levará a se expressar melhor durante a fase escolar. Para explicar melhor o assunto, conversamos com a fonoaudióloga Aline Almeida Fontes, mestre em Ciências Fonoaudiológicas e pós-graduada em Voz, que promoverá o “Workshop de Oratória Kids: Desenvolva a arte de falar bem brincando”, no dia 19 de janeiro. Mais informações sobre o evento, é só entrar em contato pelo 79 9 98250912. Agora, acompanhe a entrevista a seguir.

REVISTA DA CIDADE - Por que é importante aprender oratória desde cedo? Em que pode ser benéfico para a criança?
ALINE FONTES - O aprendizado durante a infância é muito mais rápido, e o ensino da oratória desde cedo influenciará no sucesso acadêmico e profissional. A idade ideal para iniciar o treinamento é a partir de oito anos, pois nessa idade normalmente a criança já sabe ler e escrever, e consegue assimilar melhor. Porém, eu tenho experiência de trabalhar com crianças menores com seis e sete anos, o trabalho é individual, em meu consultório, tem um resultado incrível. Por ser individual, a criança tem mais atenção e o treinamento é individualizado, adaptado às necessidades da criança.

RC – Tem havido muito procura dos pais pelo curso para que os filhos melhorem?
AF – Sim. Foi devido à grande procura para esse tipo de trabalho em meu consultório que eu tive a ideia de lançar o workshop de oratória kids. Dessa forma eu posso fazer um trabalho pra mais crianças, com práticas de fala em público, microfone e nas câmeras. Apesar do trabalho individual em consultório ter um resultado satisfatório, a criança não tem a experiência de apresentar pra outras crianças, apenas pra mim e para as câmeras. O ensino da oratória é incentivado desde cedo nas escolas americanas, as escolas oferecem cursos de oratória e as universidades oferecem disciplinas avançadas para o desenvolvimento das habilidades comunicativas, ou seja, o estudo da oratória é incentivado em diversas fases da vida.

RC – É verdade que pode reduzir a timidez?
AF - Sim. No brasil existe uma cultura de que a oratória é dom e apenas pessoas que já nascem “comunicativas” e extrovertidas podem falar bem, mas essa ideia é controversa, é importante desmistificar essa cultura, pois a habilidade de falar bem em público, como toda facilidade, pode ser desenvolvida e treinada por qualquer tipo de pessoa, inclusive os tímidos, não tem bicho de sete cabeças e não é tão complexo quanto parece. Devido a essa cultura e à falta de incentivo nas escolas, as crianças tímidas se sentem incapazes de falar em público e esse tipo de pensamento influencia negativamente a infância, adolescência e vida adulta, nos trabalhos da escola, na escolha do curso de graduação, na seleção do emprego, nas escolhas profissionais e etc. 

RC – Também propicia uma maior chance de fazer amigos e melhorar nas relações com outras crianças e até com os adultos?
AF - Sim, tem estudos que relatam que a criança envergonhada, que falava baixinho, passou a falar com microfone na igreja pra muitas pessoas, conversa bem com os amigos e familiares após curso de oratória. E isso se deve ao desenvolvimento do autoconhecimento, autoconfiança, aprendizagem das técnicas de persuasão que são benefícios do ensino da oratória.

RC – Na questão do aprendizado na escola, também pode ajudar? A exemplo de apresentação de trabalhos escolares, quando a criança fica inibida?
AF – Com certeza. Após o curso de oratória, a criança se sente mais autoconfiante pra encarar o olhar das pessoas, pra encarar o medo de ser julgada, o medo da avaliação do professor e colegas, se sente confiante para fazer perguntas durante a aula, desenvolve a habilidade de criar roteiro, selecionar e sintetizar assuntos. E isso influencia de forma positiva na aprendizagem, desempenho escolar e nas apresentações dos trabalhos em sala de aula.

RC – Como funciona o curso? É indicado para crianças a partir de que idade? O curso ensina técnicas de como soltar a voz e falar em público?
AF - O curso, destinado a crianças com mais de oito anos, é teórico/prático, lúdico, com brincadeiras e atividade em grupo que permitirão vivenciar a prática de falar para grupos pequenos (cinco pessoas) e grandes (10 pessoas). Serão ensinadas técnicas de linguagem corporal, como gesticular, qual postura assumir durante a fala em público, pra onde olhar, bem como técnicas de linguagem verbal e voz, como entonação, prosódia, velocidade de fala, ênfases, cuidados vocais e etc. Além disso, os alunos irão aprender técnicas para falar nas câmeras, já que hoje em dia a maioria delas passam pelo menos uma hora por dia assistindo vídeos no youtube e/ou gravando vídeos.