16/01/2019 as 09:13

Janeiro Branco

Prefeitura realiza ações voltadas para a saúde mental dos aracajuanos

A iniciativa integra a Campanha Nacional, realizada pelo Ministério da Saúde

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Prefeitura realiza ações voltadas para a saúde mental dos aracajuanosFoto: Divulgação
Em alusão ao Janeiro Branco, mês em que a atenção é mais voltada para a prevenção e diagnóstico da saúde mental, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), desenvolve durante todo o mês rodas de conversa nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da capital para usuários dos equipamentos e familiares. A iniciativa integra a Campanha Nacional, realizada pelo Ministério da Saúde. 
 
Estudos apresentados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde indicam que o Brasil registra aumento no número de pessoas com problemas relativos à saúde mental e saúde emocional. Entre as patologias, destacam-se os transtornos de ansiedade, esquizofrenia, transtornos alimentares, estresse pós-traumático, transtorno bipolar, transtorno obsessivo compulsivo e depressão. Aracaju também segue a tendência de aumento desses números de casos.
 
Para a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps),  Chenya Coutinho, o Janeiro Branco busca estimular o indivíduo a refletir mais sobre a vida e a importância dela. “A campanha do Ministério da Saúde foi encabeçada há cinco anos e teve a adesão do Brasil inteiro. Ela foi pensada no início do ano justamente para aproveitar esse processo de renovação do novo ano, em que as pessoas costumam traçar metas. É o momento de incentivar as pessoas a desenvolver ações voltadas à saúde mental, seja através de práticas meditativas ou de relaxamento, ou até mesmo por meio de atividades que proporcionem prazer e que garantam o mínimo de qualidade de vida”, afirmou. 
 
Ainda de acordo com a coordenadora da Reaps, o Janeiro Branco tem uma visão ampla do conceito de saúde mental. “Essa campanha é mais acessível para as pessoas que não têm o diagnóstico de transtorno ou sofrimento mental. Está ligada à qualidade de vida e ao equilíbrio mental do ser humano. É uma campanha considerada nova para a saúde mental, pois as datas mais emblemáticas são lembradas em outubro no dia Mundial da Saúde Mental e no mês de maio, quando ocorre a Luta Antimanicomial”, colocou.