22/02/2019 as 10:59

Febre Amarela

Folião que for viajar deve se vacinar

Em Sergipe, a vacinação contra Febre Amarela acontece durante todo o ano

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Folião que for viajar deve se vacinarFoto: André Moreira/Equipe JC

O feriado prolongado de Carnaval está chegando. Período visado para viagens, tanto para quem busca folia, como para quem quer descansar. Com a programação pronta, a população não pode esquecer de cuidar da saúde. Uma das preocupações é para quem vai viajar para áreas com foco de febre amarela. Essas pessoas devem estar atentas à vacinação, que deve ser feita com até no máximo 10 dias de antecedência.


De acordo com o Centro de Informação para Viajantes (Cives), os Estados com risco de febre amarela no Brasil são: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Bahia, Maranhão, Piauí, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.


Em Sergipe, a vacinação contra Febre Amarela acontece durante todo o ano. No entanto, deve ser reforçada para o período de Carnaval, por ser um momento em que as pessoas viajam. “Se vai se deslocar para uma área de risco, tem que ter a vacina. Esse trabalho é feito durante o ano inteiro, mas, sabemos que a procura será maior por causa do Carnaval”, disse Sândala Teles, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (SES).


Ainda conforme Sândala, quem vai viajar para as áreas onde não são consideradas de risco, não precisa ser vacinado. “No Nordeste, quem vem para Sergipe, ou quem vai sair daqui para ir para Alagoas, Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, não precisa se preocupar com a vacina contra a febre amarela. E é bom lembrar também que ela é de dose única, portanto, quem já tomou alguma vez na vida essa vacina, não precisa repetir”, ressalta.


A cobertura vacinal contra a febre amarela em Sergipe é coordenada pela SES, no entanto, executada pela Prefeitura Municipal de cada cidade. Na capital aracajuana, a vacina é ofertada em oito Unidades de Saúde da Família: Augusto Cesar Leite, no bairro Aeroporto, todas as segundas e quartas-feiras; Celso Daniel, bairro Santa Maria, segunda e quinta-feira; Dona Sinhazinha, no bairro Grageru, toda quarta e sexta-feira, Edézio Vieira de Melo, bairro Siqueira Campos, segunda e quinta-feira; Maria do Céu, no Centro da cidade, todas as terças e sextas-feiras; unidade de saúde Joaldo Barbosa, no bairro América, todas as terças e quartas-feiras; José Machado de Souza, no bairro Santos Dumont, todas as segundas e terças; na unidade Lauro Dantas, no bairro Bugio, todas as quartas e sextas-feiras; e no Ipesaúde todas as quintas-feiras.


A partir dos nove meses de idade já pode tomar a vacina contra a febre amarela. “Lembrando que, se a pessoa estiver viajando para uma área de alto risco, onde o vírus da febre amarela esteja circulando, a vacina pode ser feita a partir dos seis meses de idade”, reforça Sândala.