06/05/2019 as 18:20

SAÚDE

Mais de 800 pessoas deram entrada no Huse com algum tipo de alergia este ano

Alergias ocorrem quando o sistema imunológico reage a substâncias geralmente inofensivas

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Nesta terça- feira, 7 de maio, é celebrado o Dia Nacional de Prevenção da Alergia, uma reação de hipersensibilidade que varia de pessoa para pessoa, provocando inflamações diferentes em pessoas vulneráveis. Elas ocorrem quando o sistema imunológico reage a substâncias geralmente inofensivas como ácaros, pólen, pelos de animais e alguns mais específicos como medicamentos e alimentos. No Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), foram registrados e atendidos nos últimos quatro meses (janeiro a abril) deste ano, cerca de 800 pacientes com algum tipo de alergia, seja ela respiratória, alimentar ou de pele, mas, cada uma com um quadro específico de reação.

No Hospital Pediátrico Drº José Machado de Souza, diariamente dezenas de crianças também chegam com algum tipo de alergia, principalmente as respiratórias. De acordo com a coordenadora da pediatria, Cristiane Barreto, muitos casos alérgicos procuram a unidade para atendimento e resolutividade do problema. Com a chegada do outono e inverno, as alergias respiratórias aumentam na pediatria.

“Chegam crianças vítimas de alergia a medicação, alimentos e principalmente com alergias respiratórias. Eu aconselho aos pais fazer acompanhamento com um pediatra e prevenir quando se tratar de uma alergia seja ela do qual tipo for, por exemplo, uma simples tosse pode causar uma pneumonia se não for tratada corretamente. Muitas vezes os pais acabam medicando a criança em casa por conta própria e a situação se agrava com uma alergia medicamentosa. Outro caso é quanto a alergia a alimentação, como por exemplo, uma intolerância a lactose ou a condimentos introduzidos no preparo da refeição”, explicou.

Alerta

Já no Pronto Socorro adulto do Huse, dos 800 casos registrados no hospital por alergias, 334 pessoas foram vítimas de alergia ou intoxicação por medicamentos, exógenas (chumbinho), produtos químicos, drogas ilícitas, entre outros. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 35% da população brasileira tem alergia, doença considerada a 5ª maior causa de internações no Sistema Único de Saúde (SUS). Por esse motivo, a data serve como um alerta para a prevenção e tratamento de uma alergia.

Há quatro anos, a estudante Soraya Mendes, 26, convive com uma alergia na pele que causa coceira, irritação e manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. A estudante correu um risco grande com a automedicação, aconselhada por amigos e familiares. Como o seu problema não foi solucionado, a estudante decidiu procurar um alergista (médico especialista em alergia). Foi a melhor conduta.

 “Eu já ia dormir preocupada em acordar com o corpo todo manchado de placas vermelhas. Tomava um antialérgico e não conseguia trabalhar porque a medicação causava sonolência. Resolvi buscar ajuda de um especialista e foi o que me salvou, depois de exames e testes alérgicos, descobri que tenho alergia a produtos químicos caseiros para limpeza de casa e que causava uma dermatite de contato. Fiz um tratamento com a medicação correta e hoje estou muito bem e despreocupada”, declarou a jovem.

Diagnóstico

O diagnóstico das alergias e doenças alérgicas é realizado principalmente por meio do histórico clínico e do exame físico do paciente. Os principais exames utilizados em alergia são, teste cutâneo de leitura imediata e de contato, exames laboratoriais (IgE total e IgE específica no sangue), diagnóstico por imagem, testes de provocação, dietas de eliminação.

As alergias alimentares causam inchaço ou coceira nos lábios, diarreia, vômitos, rouquidão e na pele, tende a ficar mais sensível, áspera e irritadiça. Nas alergias respiratórias, o quadro de espirros, coriza, coceira nos olhos, falta de ar, tosse e dores de cabeça estão associadas. Já os casos de alergias medicamentosas variam de efeitos mais moderados, como náuseas e vômitos, dificuldade respiratória.

 

Foto: Dilvulgação