14/05/2019 as 07:49

NA UNIT

Núcleo de Fitoterapia será inaugurado nesta terça-feira, 14

Núcleo contará com laboratório para produção de produtos naturais que serão oriundos do cultivo de plantas medicinais e ainda poderão ser dispensados à comunidade em UBS

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Núcleo de Fitoterapia será inaugurado nesta terça-feira, 14Foto: Divulgação

A sociedade já tem buscado o consumo de produtos naturais, bem como terapias farmacêuticas menos agressivas para o organismo, como um chá ou fitoterápico, por exemplo. Pensando nesse tipo de consumo e focada em ampliar o campo de conhecimento e atuação dos futuros profissionais da área de Saúde, a Universidade Tiradentes inaugura nesta terça-feira, dia 14, o Núcleo de Fitoterapia, no campus Aracaju Farolândia. Será às 8h, no auditório B do bloco G.

O espaço será voltado para o cultivo e colheita para que os universitários prontifiquem os produtos naturais em laboratório que fará parte da estrutura. De acordo com a coordenadora do curso de Farmácia, professora Juliana Mendonça, após a elaboração dos produtos, estes serão dispensados para a comunidade em Unidades Básicas de Saúde. “Os alunos poderão dispensar aos cidadãos, em UBS, sempre passando as orientações farmacêuticas sobre como estes produtos devem ser utilizados. Essa iniciativa possibilita expandir os horizontes do futuro profissional e o prepara para o mercado de trabalho”, acredita.

Para falar sobre o papel do farmacêutico na fitoterapia e como as farmácias vivas podem impactar de forma positiva na saúde da população, a farmacêutica convidada da Universidade Fortaleza (Unifor), especialista na área de fitoterapia, Wellyda Rocha Aguiar Galvão, ministrará palestra gratuita às 19h, na sala 24, bloco F, sobre o papel do farmacêutico na fitoterapia e como as farmácias vivas podem impactar de forma positiva na saúde da população.

Os fitoterápicos são reconhecidos como uma forma eficaz de atendimento primário à saúde ou complementar ao tratamento empregado para a população de menor renda.

Núcleo de Fitoterapia

A criação do laboratório visa estimular a prática científica da fitoterapia, que compõe a medicina popular, e o desenvolvimento de produtos a partir de plantas medicinais, reconhecidos como uma forma eficaz de atendimento primário à saúde ou complementar ao tratamento empregado para a população de menor renda.

O Núcleo de Fitoterapia da Unit reunirá pesquisa científica e extensão em um único ambiente com oportunidades de estágios. “O estudante participará efetivamente de cada etapa do processo com alinhamento dos conhecimentos adquiridos em teoria e prática integrativa de recursos alternativos”, comenta a responsável pelo Núcleo de Fitoterapia, professora doutora Cinthia Meireles.