25/06/2019 as 09:24

Saúde

SES e Lacen iniciam capacitação de padronização da coleta de água

atividade realizada no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem como público alvo, agentes que atuam na vigilância sanitária ambiental dos 75 municípios sergipanos.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O programa de Educação Continuada do Laboratório  Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) inicia nesta terça-feira, 25, a capacitação para coleta de amostra de água. A atividade realizada no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem como público alvo, agentes que atuam na vigilância sanitária ambiental dos 75 municípios sergipanos.

De acordo com o superintendente do Laboratório Central, Cliomar Alves, a capacitação em dois dias, tem como objetivo a uniformização da coleta de amostra de água em todo o Estado. “Queremos melhorar a qualidade pré-analítica das análises do programa Vigiágua do Ministério da Saúde”, ressaltou.
 
Conforme o farmacêutico-bioquímico, o treinamento vis, ainda, uma boa interpretação dos resultados dos laudos. “Quando essas amostras chegam até o Lacen, passam pelo cadastro e depois seguem para o serviço de Bromatologia, onde é realizado as análises físico-química para medir teores de turbidez, pH (potencial de hidrogênio), cor e cloro residual e análises microbiológicas – cloriformes totais e Escherichia coli – em amostras de água coletadas nas mais diversas regiões do Estado e organoléptica – cor, sabor e odor”, detalhou.
 
Após a realização dos testes, o Lacen emite os resultados para os municípios solicitantes. “Esse trabalho que iremos realizar em parceria com a Vigilância Sanitária do Estado busca melhorar a eficiência e eficácia das ações de vigilância em água para consumo humano em Sergipe”, destacou Cliomar Santos.
 
Em dois dias serão discutidos temas relativos  a portaria do Ministério da Saúde (MS) de consolidação nº 5, Parâmetros da água, Interpretação dos Dados, Sistema GAL – Gerenciador de Ambiente Laboratorial – Cadastro de amostras,  Importância das informações, Kit para coleta de água, Técnicas de Coleta de Água, Análise de cloro de campo e Demonstração Prática de coleta de água para análises.
 
Qualidade da água
 
O Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) desempenha um papel importante para garantir a qualidade e segurança da água para consumo humano. E consiste no conjunto de ações adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública para garantir à população o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade, estabelecido na legislação.
 
Fonte e foto SES