29/06/2019 as 03:17

REFERÊNCIA

Mãe conta experiência vivida na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes

Davi dos Santos Carvalho nasceu no dia 15 de abril, com 28 centímetros e pesava 715 gramas

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mãe conta experiência vivida na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes

Marcela Pereira dos Santos Carvalho, natural de Itabaiana, engravidou aos 23 anos e, apesar de jovem, sua gravidez foi planejada. Em abril de 2018, aos cinco meses, começou a sentir contrações, deu entrada na maternidade São José, em Itabaiana, com dilatação no colo do útero e placenta descolada. A obstetra orientou a gestante a ir para a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, uma unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), referência em alta complexidade. Marcela chegou à MNSL já com contrações.

“Quando cheguei na MNSL, fui atendida de imediato, me colocaram no soro e entrei no centro cirúrgico, e em pouco tempo estourou minha bolsa, o bebê estava todo encaixado para nascer e tive meu filho de parto normal. Às 13h45, ouvi um chorinho bem fraquinho e fui para Ala Verde da Unidade. No quarto, vi as mães com seus bebês e o meu estava na UTIN. No dia seguinte, os médicos chamaram e vi meu filho na UTIN, tão pequenino, vermelhinho, entubado, cheio de fio”, relata a mãe.

Davi dos Santos Carvalho, nasceu no dia 15 de abril, com 28 centímetros e pesava 715 gramas, e passou cerca de cinco meses e meio na MNSL entre a UTIN e a Ala Verde da Instituição e no Método Canguru. “Não posso deixar de falar de Dra. Mariana, um anjo bom que passou nas nossas vidas, cuidou super bem dele, as enfermeiras também. Davi teve enterocolite, os rins dele pararam de funcionar, teve uma parada cardíaca, hemorragia de terceiro grau na cabeça, fez uma aplicação oftálmica, tinha muito medo dele não enxergar. Fez cirurgia no coração quando estava mais estável. Foi com a SAMU até o Hospital do Coração, agradeço muito ao SAMU, que são excelentes”, revela Marcela.

“Meu filho passou 55 dias tomando antibióticos, apesar de tudo ele foi superando. Quando cheguei na maternidade, depois da cirurgia, foi uma festa, todos gostavam dele, tinham um carinho especial. Para se ter uma idéia, quando ele fez a cirurgia do coração só tinha 1kg, e já tinha dois meses na MNSL. Pai e mãe com bebês na UTIN, tem acesso 24 horas para visitação”, completou.

Atualmente, Davi está com um ano e dois meses e é acompanhado pelo ambulatório Follow-up da MNSL, com a pediatra Roseane Porto. Referência Estadual para gestantes de alto risco, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), gerenciada pela Secretaria do Estado da Saúde (SES), é também excelência em especialidades médicas sendo pioneira no estado em ofertar atendimentos especializados a bebês prematuros. Ela mantém suas portas abertas para prestar assistência de qualidade em saúde, cuidando do parto ao nascimento, e o desenvolvimento do bebê. Além disso, a unidade possui serviços voltados para assistência à terapia intensiva neonatal, atendimento às vítimas de violência sexual, banco de leite humano, ambulatório de segmento neonatal (Follow-Up) e oferece campo para residência obstétrica de alto risco, neonatologia, pediatria e enfermagem.

“Ela, como todos na maternidade, é uma pediatra humana, um amor de pessoa, responde sempre minhas mensagens. Meu filho tem consultas regulares com a neuropediatra e fisioterapeuta. Davi hoje está engatinhando. Ainda não está andando, mais roda à casa toda e as perninhas dele já estão firmando. O desenvolvimento está acontecendo no tempo dele. Dra. Roseane Porto, disse que está dentro do padrão dele, que está se desenvolvendo bem. Visivelmente não ficou sequela nenhuma”, finalizou.

 

 

Fonte: SES